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dc.contributor.authorLima, Deyseane Maria Araújo-
dc.contributor.authorBomfim, Zulmira Áurea Cruz-
dc.date.accessioned2016-10-07T00:00:12Z-
dc.date.available2016-10-07T00:00:12Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLIMA, Deyseane Araújo Lima; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Mapeamento psicossocial participativo: metodologia de facilitação comunitária. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 71, p. 679-689, out./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn0103-7013 (impresso)-
dc.identifier.issn1980-5942 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20039-
dc.description.abstractThe article analyzes the perception of young people about the community from the community facilitationmethodology named participatory psychosocial mapping with “ProJovem Urbano” program students, based on the theory of community psychology. This methodology promotes community’s knowledge, awareness with the environment, interaction with residents and participation in activities, as well as recognition of the difficulties experienced and the potential to be developed. The survey was developed with qualitative nature based on the dialogic experiential method. It had a sample size of ten students from “Escola Papa João XXIII” of the “ProJovem Urbano” program in Vila União, in Fortaleza. We used participant observation and participatory map and the psychosocial and cultural circles. We used the construction of meaning for the analysis. We observed, however, that the participants generally tended to move away from the community, not participating in community activities and not feeling belonging to that social environment, requiring participatory methodologies to accomplish the social reinsertion in the community. We conclude that the psychosocial participatory mapping provides a reflection on the reinsertion and reintegration of young people into their communities because it consisted of a form of dialogue and problematization of reality, through knowledge and awareness of the social context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia Argumentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectReinserçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectFacilitação comunitáriapt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.subjectRe-insertionpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectCommunity facilitationpt_BR
dc.titleMapeamento psicossocial participativo: metodologia de facilitação comunitáriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo a visa a análise da percepção dos jovens sobre a comunidade a partir da metodologia de facilitação comunitária denominada de Mapeamento Psicossocial Participativo com alunos do ProJovem Urbano, com base no referencial teórico da psicologia comunitária. Essa metodologia promove o conhecimento da comunidade, sensibilização com o meio, interação com os moradores e a participação em atividades, bem como o reconhecimento das dificuldades vivenciadas e os potenciais a serem desenvolvidos. A pesquisa desenvolveu-se com natureza qualitativa pautada no método dialógico vivencial. Teve como amostra dez alunos do ProJovem Urbano da Escola Papa João XXIII, no Bairro Vila União, em Fortaleza. Utilizamos a observação participante e a realização do mapeamento psicossocial participativo e de círculos de cultura. Para a análise, recorremos à construção de sentidos. Observamos, portanto, que os jovens participantes tendiam geralmente a se afastar da comunidade, não participando das atividades comunitárias e nem se sentiam pertencentes àquele meio social, necessitando de metodologias participativas para realizar a reinserção social com a comunidade. Concluímos que o mapeamento psicossocial participativo propicia uma reflexão sobre a reinserção e ressocialização dos jovens na sua comunidade, pois consistiu em uma forma de diálogo e de problematização da realidade, por meio do conhecimento e da sensibilização em relação ao contexto social.pt_BR
dc.title.enPsychosocial participatory mapping: community facilitation methodologypt_BR
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