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dc.contributor.authorRamos, Francisco Régis Lopes-
dc.date.accessioned2016-10-05T11:17:57Z-
dc.date.available2016-10-05T11:17:57Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationRAMOS, Francisco Régis Lopes. Rodolpho Theophilo e Capistrano de Abreu: algumas memórias no museu do Ceará. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 79-99, 2004.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19979-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu do Cearápt_BR
dc.subjectRodolpho Theóphilopt_BR
dc.subjectCapistrano de Abreupt_BR
dc.subjectConstrução da memóriapt_BR
dc.subjectPreservação da memóriapt_BR
dc.titleRodolpho Theophilo e Capistrano de Abreu: algumas memórias no museu do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm 2003, o Museu do Ceará organizou exposições que convidavam, através da seleção e da disposição dos objetos, a distintas leituras acerca das trajetórias de vida e das maneiras de interpretar o mundo de dois renomados intelectuais: Rodolpho Theóphilo e Capistrano de Abreu. Dessas exposições, emergiu uma questão fundamental, que este artigo visa aprofundar: como desenvolver procedimentos teóricos e metodológicos para expor as "coisas" a partir de problemáticas historicamente fundamentadas? Dois conceitos - objeto biográfico e objeto biografado - podem fornecer pistas à análise proposta, elucidando que antes de ser um lugar de "preservação da memória", o museu é um território, sempre conflitivo, de "construção da memória".pt_BR
dc.description.abstract-frEn 2003, le Musée du Ceará a organisé des expositions qui ont suscite des relectures distinctes à propos des trajectoires de vie et des maniêres de connaitre le monde de deux renommés intellectuels: Rodolpho Theóphilo et Capistrano de Abreu. De ces expositions, une question fondamentale en est ressortie: comment développer des procédures théoriques et mêthodologiques pour exposer les objets à partir des problématiques historiquement fondamentées? Deux concepts - objet biographique et objet biographé -peuvent fournir des pistes à lnterprétation proposée, élucidant qu'avant d'être un lieu de "préservation de Ia mémoire", le musée est un territoire, toujours conflituel, de "construction de Ia mémoire".pt_BR
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