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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Tiago Alves-
dc.contributor.authorBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis-
dc.date.accessioned2016-09-30T16:56:35Z-
dc.date.available2016-09-30T16:56:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNUNES, Tiago Alves; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 2015, Belém. Anais... Belém: ABRALIN/PPGL/UFPA, 2015, p. 1526-1536.pt_BR
dc.identifier.issn2179-7145-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19889-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Internacional da ABRALINpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleMultiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilínguept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO bilinguismo tem sido bastante estudando e discutido no ambiente acadêmico. Este trabalho, portanto, objetiva mostrar e aclarar os principais conceitos de bilinguismo da literatura acadêmica e fazer considerações em torno da adoção desse tipo de educação, principalmente no que se referem à alfabetização, às transferências e aos materiais de input linguístico. Nesse contexto, o uso dos multiletramentos e a adoção de um ensino intercultural podem contribuir para fomentar uma identidade cultural, tendo em vista as dimensões multiculturais da realidade. Teoricamente, nosso estudo embasase nas Novas Teorias do Letramento, principalmente no tocante aos multiletramentos (ROJO, 2009, 2012; CAZDEN, 1996); no que diz respeito à educação intercultural, nos baseamos em Iglesias (2010), quem apresenta alguns conceitos e problematizações importantes para o desafio do ensino intercultural em aulas de línguas. Metodologicamente, em um primeiro momento, recorremos aos principais conceitos de bilinguismo, a fim de aclarar em que consiste, bem como discutir quem pode ser considerado bilíngue; em segundo lugar, mostraremos como o ensino bilíngue pode ser tomado, levando em consideração o aporte teórico já citado. Ter como base os estudos dos multiletramentos e a educação intercultural numa educação bilíngue favorece um ensino de língua mais ético, pois essa prática impulsiona múltiplas práticas linguageiras; assim, o ensino de língua, por um lado, pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência intercultural e, por outro, para a instauração de um espaço de contato entre línguas que afetam a subjetividade. Daí, portanto, a justificativa da presente proposta.pt_BR
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