Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis-
dc.date.accessioned2016-09-30T11:42:59Z-
dc.date.available2016-09-30T11:42:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8320-066-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinisterio de Educación, Cultura y Deportept_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectPapeispt_BR
dc.titleEntre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básicopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_elmtrbaptista.pdf177,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.