Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T11:42:59Z | - |
dc.date.available | 2016-09-30T11:42:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8320-066-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministerio de Educación, Cultura y Deporte | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Papeis | pt_BR |
dc.title | Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_elmtrbaptista.pdf | 177,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.