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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis | - |
dc.contributor.author | Pereira, Eliúde Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T21:12:09Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T21:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; PEREIRA, Eliúde Costa. A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 76-94, jan./jun. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-7165 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2446-6905 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Matraga | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.title | A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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