Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Kélvya Freitas | - |
dc.contributor.author | Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T17:04:29Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T17:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Kélvya Freitas; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Raptista. Reflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais?. Revista HELB, Brasília v. 5, n. 5, p. 1-5, jan. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-6677 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19783 | - |
dc.description.abstract | This study focused on building ananalytical review of government documents that guide the teaching of foreign language (FL) in Brazil. To this end,in light of the sociocultural approach (CASSANY, 2006), we aimed to understand the role of reading as a means of expanding knowledge, the construction of identity and criticality of the subject, represented by the documents after the LDBEN (BRAZIL, 1996). So getting back to this route, it is concluded that these were complemented and clarified certain theoretical orientations that were ambiguous in previous texts, as advancing a proposal directed to form plural subjects, critical and ethical LE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista HELB: História do ensino de línguas no Brasil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentos governamentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento(s) | pt_BR |
dc.subject | Government documents | pt_BR |
dc.subject | Language teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objetivo a construção de uma revisão analítica dos documentos governamentais que orientam o ensino em língua estrangeira (LE) no Brasil. Para tal, à luz da abordagem sociocultural (CASSANY, 2006), pretendeu-se compreender o papel da leitura como meio de expansão do conhecimento, da construção da identidade e de criticidade do sujeito, veiculado por documentos posteriores à LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, ao retomar este percurso, conclui-se que estes se complementaram e esclareceram determinadas orientações teóricas que se encontravam ambíguas nos textos anteriores, avançando quanto a uma proposta direcionada a formar indivíduos plurais, críticos e éticos em LE. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_ kfabreu.pdf | 281,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.