Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.contributor.authorCosta, Paulo Sérgio Sousa-
dc.date.accessioned2016-09-23T14:27:17Z-
dc.date.available2016-09-23T14:27:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCosta, P. S. S.; Viana Júnior, G. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19717-
dc.descriptionCOSTA, Paulo Sérgio Sousa. O soar dos tambores na escola: a música na valorização da cultura afrodescendente. 2016. 86f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as main objective to contribute with the country's education nframework, helping the laws 10.639/03 and 11.798/08 come true in the basic school through an intervention in a class. To achieve this goal , I did a tour by the mean legislation that we have in a national level and in the state of Ceará, trying to get closer the musical education and the use of popular culture to this goal. I take as a base to the development of this research some concepts as a pretagogia of Petit(2015) that try the holistic contact of students and the african culture, the shared musical learning of Viana Júnior and Matos (2015) that takes on the students as an active in the teaching/learning process, although this concept is in process of definition, it showed positive to the planed intervention, and the, ulticulturalism indicated by Gonçalves and Silva (2013) as a possible tool to education. As a work methodology I used an action research displayed by Thiollent (1994) as a way where the researcher plans, peforms, ratings and plans and etc... This is understanding by me as a process that must be intrinsic to the teacher and consequently present in a research that deal with a environment whose the reflection makes necessary about the action. The research happened in the State School of Professional Teaching Paulo Petrola in Fortaleza city, Ceará, working with classes that has Arts as a school subject. It explained to the reader the mean methodological choises to the intervention and how this choises was implemented, finishin the work with the framework of the means results of the contact of studants and the afrobrailian music and the unroll this contact about the of a teacher that is not graduated in music and consequently in the scholl reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura afrobrasileirapt_BR
dc.subjectMúsica afrobrasileirapt_BR
dc.subjectAfrobrasilian musicpt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.titleO soar dos tambores nas escolas: a música na valorização da cultura afrodescendentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho traz como objetivo principal contribuir com cenário da educação do país, auxiliando na efetivação das leis 10.639/03 e 11.798/08 no ensino básico por meio de uma intervenção realizada em sala e aula. Para alcançar esse anseio, fiz um passeio pelas principais legislações que temos a nível nacional e no estado do Ceará, buscando aproximar o campo da educação musical e a utilização da cultura popular para esse fim. Tomei como base para o desenvolvimento da presente pesquisa alguns conceitos como a pretagogia de Petit (2015) que busca trazer o contato holístico do educando e a cultura africana, a aprendizagem musical compartilhada de Viana Júnior e Matos (2015) que coloca o aluno como ser ativo no processo de ensino/aprendizagem, embora esteja em processo de definição, se mostrou positiva para a intervenção planejada, e o multiculturalismo apresentado por Gonçalves e Silva (2013) como uma ferramenta possível para educação. Como metodologia do trabalho utilizei a pesquisa-ação exibida por Thiollent (1994) como um caminho onde o pesquisador planeja, executa, avalia e planeja e etc... Esta entendida por mim como um processo que deve ser inerente ao fazer docente e logo presente em uma pesquisa que lida com um ambiente cuja reflexão se faz necessária sobre a ação. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo Petrola, na cidade de Fortaleza, Ceará, intervindo na realidade das turmas que possuía a disciplina de Artes. É apresentado ao leitor as principais escolhas metodológicas para a realização da intervenção e como essas escolhas foram postas em prática, concluindo assim o trabalho com a apresentação e análise dos principais resultados do contato dos alunos com a música afro-brasileira e o desenrolar deste sobre a visão de um professor não formado em música e consequentemente na realidade escolar.pt_BR
dc.title.enThe sound of the drums in schools: music in appreciation of African descent culturept_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_psscosta.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.