Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Saraiva, José Américo Bezerra | - |
dc.contributor.author | Taveira, Antonio Luann Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T11:48:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T11:48:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Taveira, A. L. F.; Saraiva, J. A. B. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19703 | - |
dc.description | TAVEIRA, Antonio Luann Ferreira. A ambivalente figura “sol” nas letras de canções do pessoal do Ceará. 2016. 77f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pessoal do Ceará (movimento musical) – Música – semiótica | pt_BR |
dc.subject | Signos e figuras | pt_BR |
dc.subject | Pessoal do Ceará | pt_BR |
dc.subject | Soleil | pt_BR |
dc.subject | Figure | pt_BR |
dc.title | A ambivalente figura sol nas letras de canções do pessoal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nosso trabalho busca investigar os contextos-ocorrências da figura sol nas letras de canções do Pessoal do Ceará da década de 1970 ou, mais especificamente, perceber a variação de significação dessa figura em função da aspectualização proposta por Saraiva (2008) para, ao final, propor um mapeamento do percurso desse enunciador-geral Pessoal do Ceará a partir do revestimento figurativo concretizado nos textos. Para tal tarefa, utilizamos o aporte teórico-metodológico decorrente das pesquisas empreendidas por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores no âmbito do Grupo de Investigações Semiolinguísticas da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em especial a compreensão da construção da significação, tanto na produção como na interpretação, via percurso gerativo do sentido. Como constam das análises das letras de canções dos três primeiros discos de Ednardo, Fagner e Belchior, os conteúdos e valores manifestados pela figura sol oscilam entre euforia e disforia, se consideradas as relações narrativas e as configurações discursivas em questão. Fato que, entre outras coisas, permite recompor o percurso do enunciador Pessoal do Ceará e, consequentemente, avaliar a função da figuratividade nesses textos. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Notre travail cherche à investiguer les contextes-occurrences de la figure soleil dans les paroles des chansons du Pessoal do Ceará dans les années 1970 ou, spécifiquement, apercevoir la variation de signification de cette figure en fonction de l’aspectualisation proposée par Saraiva (2008), pour à la fin proposer un schéma du parcours de cet énonciateur-général Pessoal do Ceará à partir du revêtement figuré concrétisé dans les textes. Pour accomplir cette tâche, nous avons utilisé l’apport théorique et méthodologique résultant des recherches réalisées par Algirdas Julien Greimas et ses suiveurs du Groupe de recherche sémio-linguistique de l’École des Hautes Études en Sciences Sociales, spécialement la compréhension de la construction de la signification, tantôt dans la production, tantôt dans l’interprétation, selon le parcours génératif de la signification. Comme on vérifie dans les analyses des paroles de chansons des trois premiers disques de Fagner, Ednardo et Belchior, les valeurs et les contenus manifestés par la figure soleil oscille entre l’euphorie et la dysphorie, si on considère les relations narratives et les configurations discursives concernées. Ce fait permet, entre autres, d’arranger le parcours de l’énonciateur Pessoal do Ceará et, par conséquent, évaluer la fonction de la figurativité dans ces textes. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_alftaveira.pdf | 745,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.