Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos | - |
dc.contributor.author | Coan, Márluce | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T16:14:17Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T16:14:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-4674 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658 | - |
dc.description | ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we deal with Modality category, from the complex Time, Aspect and Modality. We focus Mood and Modality, followed by examples in natural languages, and Modality types. At the end, based on a collection used in teaching elementary school, we show results obtained from analysis of the Modality category expressed by verbs. The issues discussed relate to the difference between Mood and Modality, the correlation of the Moods to use context, the effects of meaning and the correlation between form and function. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Trama | pt_BR |
dc.subject | Modalidade | pt_BR |
dc.subject | Modo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo, tratamos, inicialmente, da categoria Modalidade, a partir da correlação com o Complexo Tempo, Aspecto e Modalidade. Na sequência, referimo-nos aos conceitos de Modo e Modalidade, seguidos de exemplos nas línguas naturais, bem como listamos tipologias de Modalidade. Ao final, com base em uma coleção didática utilizada no Ensino Fundamental, apresentamos resultados obtidos na análise da categoria Modalidade expressa por verbos. As questões analisadas referem-se à diferença entre Modo e Modalidade, à correlação dos Modos ao contexto de uso, aos efeitos de sentido e à correlação forma-função. | pt_BR |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_aaraujo.pdf | 324,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.