Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Manolisa Nogueira-
dc.date.accessioned2016-09-16T23:25:22Z-
dc.date.available2016-09-16T23:25:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25.pt_BR
dc.identifier.issn2316-9583-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606-
dc.description.abstractThis article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEncontro sobre gramática: saberes e fazerespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectCommunicative approachpt_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.titleA gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão críticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, especialmente elaborado para professores de línguas estrangeiras e graduandos do Curso de Letras de qualquer habilitação, objetiva empreender uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas para o ensino de gramática notadamente na Abordagem Comunicativa (AC). Para tanto, o artigo foi organizado conforme descrito a seguir: na primeira parte, empreendemos, para fins de contextualização, uma breve reflexão históricoteórico-prática do ensino-aprendizagem da gramática, contemplando os métodos tradicionais e comunicativos com destaque para a AC e na segunda parte, realizamos uma reflexão sobre o ensino de LE na AC, apresentando um panorama sucinto das abordagens que regem o ensino de línguas na atualidade. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mmnvasconcellos.pdf538,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.