Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Leonel Andrade dos | - |
dc.contributor.author | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T22:49:02Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T22:49:02Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leonel Andrade dos; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. A produção de histórias em quadrinhos virtuais e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Pernambuco. Anais... Pernambuco: UFPE, 2012, p. 1-21. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-1175 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19602 | - |
dc.description.abstract | How to develop practices that improve the language capacities of students using digital tools to produce comics? How students control linguistic mechanisms to generate cohesion and coherence in producing their virtual comics? In attempt to find answers to this question, this paper presents the research carried out by means of Workshop of Literacies Digital in a public school in the city of Caucaia – Ceará. The results indicate that we can develop pedagogical uses of web tools in school and we extract those relevant means to develop language capacity and broaden students' digital literacies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | Capacidades de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.title | A produção de histórias em quadrinhos virtuais e o desenvolvimento das capacidades de linguagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Como desenvolver práticas que aprimorem as capacidades de linguagem dos alunos utilizando ferramentas digitais de produção de histórias em quadrinhos? De que maneira estudantes controlam mecanismos linguísticos para gerar coesão e coerência na produção de seus HQs virtuais? No intento de buscar respostas para essa pergunta, esse artigo apresenta a pesquisa realizada por meio de Oficinas de Letramentos Digitais (OLDs) em uma escola pública na cidade de Caucaia - Ceará. Os resultados nos indicam que é possível elaborar usos pedagógicos de ferramentas da web na escola e delas extrairmos meios pertinentes para desenvolver as capacidades de linguagem e ampliar os letramentos digitais dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_lasantos.pdf | 707,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.