Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19577
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A onomástica em Plauto
Autor(es): Oliveira, Josenir Alcântara de
Palavras-chave: Onomástica em Plauto;Comédia Aululária;Filologia;Levantamento etimológico
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: OLIVEIRA, Josenir Alcântara de. A onomástica em Plauto. In: POMPEU, Ana Maria Cesar; ARAÚJO, Orlando Luiz de; PIRES, Robert Brose. (Orgs.). O Riso no Mundo Antigo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, p. 103-107.
Resumo: Longamente praticada pelas civilizações, mas recentemente tratada com o rigor dos avanços da ciência etimológica, dos estudos histórico-comparativos, a onomástica é entendida aqui segundo Trask (2004: 212)162, para quem ela é um ramo da filologia que estuda os nomes próprios, quer referentes a nomes de pessoas (antroponímia), quer referentes a nomes de lugares (toponímia). A prática da motivação antroponímica é antiquíssima em várias culturas, como se verifica, por exemplo, na Bíblia163, tanto no velho testamento quanto no novo: O Senhor Deus formou, pois, o homem (heb. adam) do barro da terra (heb. adamah), e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. (Gên. 2:7) “E eu te declaro: Tu és Pedro (gr. pétros), e sobre esta pedra (gr. pétra) edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:18). A respeito dessa relação entre a personagem e o seu nome, é digno de nota o que diz SILVA (1986)164, ao comentar sobre alguns traços estilísticos do romance do século XVIII e de quase todo o século XIX: “O nome da personagem funciona frequentemente como um indício, como se a relação entre o significante (nome) e o significado (conteúdo psicológico, ideológico, etc.) da personagem fosse motivada intrinsicamente” (p. 705)...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19577
ISBN: 978-85-420-0033-7
Aparece nas coleções:DLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_jaoliveira.pdf133,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.