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dc.contributor.authorCoutinho, Fernanda Maria Abreu-
dc.contributor.authorNascimento, Marlúcia Nogueira do-
dc.date.accessioned2016-09-14T14:34:47Z-
dc.date.available2016-09-14T14:34:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Fernanda Maria Abreu; NASCIMENTO, Marlúcia Nogueira do. Territórios da infância em Ondjaki: uma estética da pós-colonialidade angolana. Abril: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Niterói, v. 6, n. 13, p. 95-104, nov. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2090-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19573-
dc.description.abstractConsidering childhood as an epistemological category that evokes many questions about the social representations in contemporary times, this work discusses the work of the Angolan poet and prose writer Ondjaki (Ndalu de Almeida) through the perspective of the child’s voice that predominates in several of his texts. Based on Agamben (2005) and Spivak (2010), we try to verify how this infant voice perceives and represents the Angolan context of postcoloniality in both fictional and nonfictional texts by Luanda. For this reason, we have selected Ondjaki’s works which were published in the first decade of the 21st century, namely the moment when the author was firmed as an intellectual and fiction writer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAbril: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPós-colonialidade angolanapt_BR
dc.subjectOndjakipt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.titleTerritórios da infância em Ondjaki: uma estética da pós-colonialidade angolanapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando a infância uma categoria epistemológica que dá margem a muitas indagações sobre as representações sociais na contemporaneidade, abordamos, neste trabalho, uma leitura da obra do prosador e poeta angolano Ondjaki (Ndalu de Almeida), por meio da perspectiva da voz infantil que predomina em vários de seus textos. Fundamentados em Agamben (2005) e Spivak (2010), buscamos verificar como essa (ante)voz infante, em textos ficcionais e não ficcionais do escritor luandense, percebe e representa o contexto da pós-colonialidade angolana. Para isso, foram selecionadas obras de Ondjaki publicadas na primeira década deste século XXI, momento em que o autor afirma-se como intelectual e como ficcionista.pt_BR
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