Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Fernanda Maria Abreu | - |
dc.contributor.author | Fux, Jacques | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T13:58:53Z | - |
dc.date.available | 2016-09-14T13:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Fernanda Maria Abreu; FUX, Jacques. O Diário de Rutka: infância, vestígios, lembranças. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 47, p. 218-230, dez. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-6385 (online) | - |
dc.identifier.issn | 2013-2014 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19571 | - |
dc.description.abstract | This article discusses literature as a space of remembrance; space in which traces of the past, residues, vestiges and testimonies embody themselves, through the words, creating a potential dialogue with history. We therefore intend to define how these two instances of perception of the world try, from the account of the war diary of a teenager, to unveil the real and the true events, marked by barbarism, and how they have reached following generations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cadernos do IL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rutka Laskier | pt_BR |
dc.subject | Diário | pt_BR |
dc.subject | Desejo | pt_BR |
dc.subject | Polônia | pt_BR |
dc.subject | Shoah | pt_BR |
dc.title | O Diário de Rutka: infância, vestígios, lembranças | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto,verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes. | pt_BR |
dc.title.en | Rutka’s notebook – childhood, memories, souvenirs | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_fcoutinho.pdf | 300,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.