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dc.contributor.authorNogueira, Márcia Teixeira-
dc.date.accessioned2016-09-13T14:50:51Z-
dc.date.available2016-09-13T14:50:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNogueira, M. T. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn1982-2243 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19546-
dc.descriptionNOGUEIRA, Márcia Teixeira. Construção apositiva e recategorização metafórica. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 179-189, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVeredas: Revista de Estudos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAposiçãopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectRecategorizaçãopt_BR
dc.titleConstrução apositiva e recategorização metafóricapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção apositiva tem a propriedade de estabelecer equivalência referencial no discurso. Por isso, a aposição pode ser um expediente textual-discursivo de recategorização metafórica, revelando opiniões e atitudes. Com base em Lakoff; Johnson (1980) e Grady (1997, 1999), este trabalho analisa recategorizações metafóricas em construções apositivas em discursos oratórios do português brasileiro contemporâneo. Percebemos que as metáforas cognitivas subjacentes às expressões metafóricas analisadas são as mesmas que licenciam expressões metafóricas da linguagem cotidiana. Tal resultado é uma evidência de que a metáfora organiza o pensamento e assim fornece orientação argumentativa ao discurso.pt_BR
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