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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaranhão, Joyce Hilario-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Walberto Silva dos-
dc.contributor.authorLopes, Guilherme Sobreira-
dc.contributor.authorCoêlho, João Paulo Lopes-
dc.date.accessioned2016-09-12T12:21:12Z-
dc.date.available2016-09-12T12:21:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Joyce Hilario; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; SANTOS, Walberto Silva dos; LOPES, Guilherme Sobreira; COÊLHO, João Paulo Lopes. Violência, risco e proteção em estudantes de escolas pública. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 26, n. 2, p. 429-444, mai./ago. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-0292 (online)-
dc.identifier.issn0104-8023 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19517-
dc.description.abstractThis research analyzes how public school students identify and evaluate experiences of violence in a domestic environment and within their communities. This is a snip of a larger research on risk and protective factors in youth populations. Of the 1.140 participants, 529 were students from both genders with ages between 14 and 24. The results revealed that punching and spanking occurred more frequently in the familiar environment, whereas threatening and humiliation within the community. It was applied a survey with 77 questions concerning those experiences in everyday situations. As for the negative perceptions on the types of abuse regarding the environment where they occurred, the study indicates that undergoing domestic violence had a stronger impact. The results on self-esteem and self-efficacy revealed protective aspects of personal nature. The perception of violence as a risk factor should be understood based on the context of the subject’s role and their life story.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFractal: Revista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectProteçãopt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectRiskpt_BR
dc.subjectProtectionpt_BR
dc.titleViolência, risco e proteção em estudantes de escolas públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse estudo analisou como jovens de escolas públicas identificam e avaliam vivências de violência no ambiente familiar e comunitário, partindo de um recorte de uma pesquisa sobre risco e proteção na população juvenil. Para tanto, foram selecionados 529 estudantes, de 14 a 24 anos e ambos os sexos, que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência naqueles ambientes. Aplicou-se um instrumento com 77 questões sobre situações cotidianas e fez-se análise dos itens relativos à vivência de situações de violência. Os resultados demonstraram a ocorrência mais frequente de violência física na família. Já, na comunidade, ameaça ou humilhação. A percepção negativa dos jovens sobre o ambiente de ocorrência da violência, destacou-se o familiar. Os dados sobre autoestima e autoeficácia revelaram aspectos protetivos. As análises conduzem à conclusão de que a percepção da violência como fator de risco precisa ser compreendida no contexto de participação do jovem e na sua história.pt_BR
dc.title.enViolence, risk and protection in students from public schoolspt_BR
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