Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19513
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conceição Lima e a poesia na pós-independência em São Tomé
Título em inglês: Conceição Lima and the Poetry in São Tomé’sPost Independence
Autor(es): Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes
Palavras-chave: Poesia africana da língua portuguesa contemporânea;São Tomé e Príncipe;Conceição Lima - poesia;Conceição Lima - poesia insubmissa
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes. As cidades de Mário de Sá-Carneiro. Revista de Letras, Fortaleza, v. 16, n. 1/2, p. 47-50, jan./dez. 1994.. Conceição Lima e a poesia na pós-independência em São Tomé. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, n. 25, p. 127-142, jan./jun. 2014.
Resumo: Artigo que trata da literatura contemporânea de São Tomé e Príncipe, no qual é abordada apoesia de Conceição Lima, autora cuja estreia em livro ocorreu com a coletânea O útero da casa(2004), a que se seguiu um segundo livro, A dolorosa raiz do micondó (2006). A análise se faz em torno de oito poemas da autora, para verificar seu pertencimento ao país ilhéu e o teor da poesia insubmissa de seus versos no contexto da pós-independência.
Abstract: This article deals with the contemporary literature of São Tomé e Príncipe, in which is addressed Conceição Lima's poetry, author whose debut in book writing occurred with the collection O útero da casa(2004), followed by a second book, A dolorosa raizdo micondó(2006). The analysis is made in about eight poems of the author to verify her belonging to the isle country and the content of unsubmissive poetry of her verses in the context of post-independence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19513
ISSN: 2358-9566 (online)
1519-0544 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_rpontes.pdf241,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.