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dc.contributor.authorMartins, Elizabeth Dias-
dc.contributor.authorMiranda, Leonildo Cerqueira-
dc.date.accessioned2016-09-09T16:46:50Z-
dc.date.available2016-09-09T16:46:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMARTINS, Elizabeth Dias; MIRANDA, Leonildo Cerqueira. Considerações acerca da criação poética. Revista de Humanidades, Fortaleza, v. 30, n.2, p. 253-265, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1414-042X (impresso)-
dc.identifier.issn2318-0714 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19509-
dc.description.abstractThis article intends to ponder about the process of creating the poem from an overview of the main concepts that involved making poetry throughout history. Since ancient times, with Plato to modernity, with T.S. Eliot and others who theorized on the subject, giving a fertile ground to will present a new view of phenomenon proposed by Pedro Lyra (1986), from the Neruda’s concept of spillover, studied by Roberto Pontes (1999) in his dissertation. In order to understand what Lyra proposes, concepts as Poet, poetry and poem were revisited, analyzing some poetic productions, such as Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Drummond and others, observing the creative process of the poem through the concrete text. Finally, that poetic creation is no longer seen as something supernaturaland came to be seen as a two-way process concomitant: the “technical”, which manifests the talent and the poet’s domain to poetic craft and the “emotional experience”, characterized by the poet experiences buildup.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Humanidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria do Poemapt_BR
dc.subjectTransbordamentopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectTheory of the poempt_BR
dc.titleConsiderações acerca da criação poéticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende fazer uma reflexão acerca do processo de criação do poema. Para tanto, faremos um apanhado das principais concepções que envolveram o fazer poético ao longo da história, desde a Antiguidade, na figura de Platão, até a modernidade, com T. S. Eliot e outros que teorizaram a respeito do assunto, deixando terreno fértil para apresentarmos uma nova visão do fenômeno, proposta por Pedro Lyra (1986), a partir do conceito nerudiano de transbordamento, trabalhado por Roberto Pontes (1999) em sua dissertação de mestrado. A fim de entendermos o que Lyra propõe, revisitaremos, ainda, conceitos como os de poeta, Poesia e poema. De posse de tais conceitos, analisaremos algumas produções poéticas, como as de Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Drummond, entre outros, observando a manifestação do fazer poético no texto concreto. Notaremos, por fim, que a criação poética deixou de ser encarada como algo sobrenatural e passou a ser vista como processo de duas vias concomitantes: a “técnica”, em que se manifesta o talento e o domínio do poeta para o ofício poético; e a “experiência emotiva”, caracterizada pelo acúmulo de vivências do homem poeta.pt_BR
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