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dc.contributor.authorSousa, Francisco Edi de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-09T14:59:04Z-
dc.date.available2016-09-09T14:59:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisco Edi de Oliveira. O amor insano de Propércio em diálogo com a filosofia moral. Argumentos: Revista de Filosofia, Fortaleza, Ano 6, n. 12, p. 49-60, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19506-
dc.description.abstractThis work proposes a reading of Propertius’ poems founded in the area of philosophy that considers the passions a disease and prescribes a philosophical therapy. The presence of philosophy in Propertius is not deemed relevant; that’s why this reading is a challenging aim. This research relies essentially on philosophical texts of Cicero, particularly in the early thirteen chapters of the Tusculanae disputationes. Applied to Propertius’ poems, this theory initially bases the examination of the erotic passion, the anger and the notion of “exceeding the limit” (modus), and after it bases the search of cure for the elegiac “disease” and an appeal to philosophy as medicine of the soul. The results support the hypothesis that the moral philosophy is an important element for the characterization of Latin love elegy in general and for Propertius’ poems in particular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos: Revista de Filosofiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropérciopt_BR
dc.subjectElegia amorosa latinapt_BR
dc.subjectFilosofia moralpt_BR
dc.subjectPropwetiuspt_BR
dc.subjectLatin love elegypt_BR
dc.subjectMoral philosophypt_BR
dc.titleO amor insano de Propércio em diálogo com a filosofia moralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho propõe uma leitura da obra de Propércio fundada na vertente da filosofia que considera as paixões uma doença e prescreve uma terapia filosófica. A presença da filosofia em Propércio não é julgada relevante; diante disso, esta leitura representa um objetivo desafiador. Tal investigação apoia-se em essência nos textos filosóficos de Cícero, sobretudo nos treze capítulos iniciais das Tusculanae disputationes. Aplicado aos poemas de Propércio, esse instrumental teórico fundamenta inicialmente o exame da paixão erótica, da ira e da noção de “ultrapassagem do limite” (modus) e depois o da busca de cura para a “doença” elegíaca e o de um recurso à filosofia como medicina da alma. Os resultados reforçam a hipótese de a filosofia moral ser um importante elemento para a caracterização da elegia amorosa latina em geral e para a obra de Propércio em particular.pt_BR
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