Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19503
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Márcia Gabriela Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Nietsche, Elisabeta Albertina | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T14:19:56Z | - |
dc.date.available | 2016-09-09T14:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, M. G. R. ; NIETSCHE, E. A. Nursing teachers teaching about death: challenge in the academic process. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 4, p. 512-519, jul./aug. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 On-line | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19503 | - |
dc.description.abstract | Objective: to understand the strategy used by nursing teachers for teaching about death in theoretical and practical activities of the Nursing Course. Methods: qualitative research with 14 Nursing teachers, through sampling by data saturation in a public institution of higher education. A semi-structured interview was used for data collection and Content Analysis was performed. Results: the teachers believed to be relevant teaching about death, however, many do not do it, highlighting as a limitation the bond with the patient, death in childhood, the feelings, personal values and the absence of specific disciplines. Conclusion: the way death is perceived influences the approach of this theme in teaching Nursing. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Nursing teachers teaching about death : challenge in the academic process | pt_BR |
dc.title.alternative | Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_mgrlima.pdf | 243,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.