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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abrindo caminho para o futuro: redes de apoio social e resiliência em autobiografias de jovens socioeconomicamente vulneráveis
Título em inglês: Paving the way to the future: social support networks and resilience in autobiographies of socioeconomically vulnerable youth
Autor(es): Germano, Idilva Maria Pires
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Palavras-chave: Redes de apoio social;Resiliência;Juventude;Vulnerabilidade social;Social support networks;Resilience;Youth;Social vulnerability
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Estudos de Psicologia
Citação: GERMANO, Idilva Maria Pires; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Abrindo caminho para o futuro: redes de apoio social e resiliência em autobiografias de jovens socioeconomicamente vulneráveis. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 3, p. 381-387, set./dez. 2012.
Resumo: Este trabalho discute processos de resiliência e redes de apoio social a partir de entrevistas narrativas realizadas com jovens socioeconomicamente desfavorecidos de escolas públicas de Fortaleza. O objetivo do estudo foi analisar como contavam suas histórias de vida, especialmente como enfrentavam adversidades em busca de recursos promotores de saúde e bem-estar. Os relatos foram analisados temática e narrativamente a fim de compreender como os jovens recrutam recursos pessoais, familiares, comunitários e culturais disponíveis e como esses recursos e as formas de manejo atuam de modo protetivo. Considerando que a resiliência também implica a disponibilidade dos recursos buscados pelo jovem, atenção especial foi dada à capacidade de suas comunidades em fornecê-los apropriadamente. Um resultado significativo é sua percepção do poder público como ineficaz ou ausente. Frente ao declínio da esfera pública, o jovem tende a refugiar-se na família e em seus próprios recursos pessoais para enfrentar o futuro.
Abstract: This work discusses resilience processes and social support networks among youth based on narrative interviews with socioeconomically disadvantaged students from public schools in Fortaleza (Brazil). The aim of the study was to analyze how they told their life stories, particularly how they dealt with adversities, navigating their way to health-sustaining resources and well-being. Thematic and narrative analysis were applied to understand the way youth achieve personal, family, community and cultural resources and how these resources and strategies have a protective effect. Considering that resilience also refers to the availability of the resources sought special attention was directed to their communities’ capacity to properly provide them. A meaningful result is their perception of public politics and services as ineffective or absent. Facing the decline of the public sphere, youth tend to take refuge in the family and in their own personal resources as means to stand up to their future.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19463
ISSN: 1678-4669 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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