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Tipo: Dissertação
Título: Mudanças no Regime de Cobrança do Plano de Saúde levam a Mudanças na Demanda por Consultas e Exames?
Autor(es): Pinheiro, Antonio Eliezer
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Economia da saúde;Plano de saúde;Risco moral
Data do documento: 2016
Citação: PINHEIRO, Antonio Eliezer. Mudanças no Regime de Cobrança do Plano de Saúde levam a Mudanças na Demanda por Consultas e Exames? / Antonio Eliezer Pinheiro. - 2016. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2016.
Resumo: Esta dissertação analisa o comportamento dos usuários do plano de saúde da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários – CAFAZ, ao longo de 5 anos, no período de setembro de 2004 a março de 2009, quando ocorreram três formas distintas de cobrança: pagamento de mensalidades fixas, rateio proporcional das despesas referentes aos meses anteriores e sistema de cotas com valor fixo anual reajustável com base nas variações dos custos com os serviços. Para tanto foi utilizado o Modelo de Regressão Binomial Negativo (NBRM) como forma de avaliar os dados de contagem na amostra utilizada de mais de 6 mil beneficiários que permaneceram no plano durante todo o período analisado. A principal conclusão indica diferenças estatisticamente significativas nas demandas médias, tanto para consultas como para exames, entre os períodos analisados.
Abstract: This dissertation analyzes the behavior of users of the health plan the “Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários – CAFAZ” over five years, from September 2004 to March 2009, when there were three different ways of charging: fixed monthly payment, apportionment of expenses relating to previous months and quota system with resettable fixed annual amount based on changes in the costs of services. For this we used the Negative Binomial Regression Model (NBRM) as a way of evaluating count data sample used in more than 6000 beneficiaries who remained in the background during the whole period. The main conclusion indicates statistically significant differences in average demands, both for consultations and for exams, between periods.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19398
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