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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias de um dispositivo jurídico e seus efeitos na construção de uma biografia desviante
Título em inglês: Technologies of a legal device and their effects on the construction of a deviant biography
Autor(es): Silva, Alyne Alvarez
Méllo, Ricardo Pimentel
Palavras-chave: Dispositivo Jurídico;Subjetivação;Medida Socioeducativa;Sujeito Infrator;Legal Device;Subjectivity;Socio-Educational Measure;Infringer Subject
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Citação: SILVA, Alyne Alvarez; MÉLLO, Ricardo Pimentel. Tecnologias de um dispositivo jurídico e seus efeitos na construção de uma biografia desviante. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 5, n. 2, p. 208-222, jul./dez. 2012.
Resumo: Apresentamos neste artigo os caminhos teóricos e metodológicos utilizados em uma pesquisa que teve como objetivo vislumbrar os modos de subjetivação, presentes nas complexas relações de saber-poder de um dispositivo jurídico, capazes de fabricar uma categoria específica de indivíduo: o sujeito infrator. O trabalho utiliza fragmentos dos Relatórios Avaliativos que compunham o dossiê de um jovem que se encontrava em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação. A partir da análise deste documento, problematizamos um conjunto de técnicas disciplinares, regulamentares e práticas de si, e alguns dos saberes que as fundamentam por serem considerados legítimos. O governo da individualização arregimentado no dispositivo jurídico no qual o jovem é enredado procura disciplinarizá-lo e normalizá-lo na direção do que seria um sujeito cidadão. Para tanto, obrigatoriamente atrela ao jovem uma identidade infratora, responsabilizando-o quase que exclusivamente por seus atos, independentemente de uma perspectiva crítica e histórica do seu processo de não cidadania.
Abstract: In this paper we present the theoretical and methodological paths used in a study that aimed to discern the modes of subjectivity present in the complex relations of knowledge-powerof a legal device, capable of producing a specific category of individual: the infractor. The research uses fragments of Evaluative Reports that made up the dossier of a young boy who was undergoing Socio-educational Internment Measures. From the analysis of this document, we discuss a set of disciplinary techniques, regulations and practices of same, and some of the knowledge that underlies these techniques because they are considered legitimate. The government of individualization enlisted in the legal instrument in which the young boy is caught, is looking to discipline him and normalize him in the direction of what would be a subject citizen. To do so, necessarily binds the youth with the identify of an offender, blaming him almost exclusively for his actions, regardless of a critical and historical perspective of his non-citizenship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19386
ISSN: 1983-8220
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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