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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAquino, Cassio Adriano Braz de-
dc.contributor.authorBezerra, Khalina Assunção-
dc.date.accessioned2016-09-01T12:25:08Z-
dc.date.available2016-09-01T12:25:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBEZERRA, Khalina Assunção. Ser caminhoneiro: a análise das condições de trabalho e suas relações com a temporalidade laboral. 2016. 114f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19340-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectWork conditionspt_BR
dc.subjectTruckpt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectTempo de trabalhopt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.titleSer caminhoneiro: a análise das condições de trabalho e suas relações com a temporalidade laboralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs caminhoneiros, aqueles que transportam, coletam e entregam cargas em geral (BRASIL, 2002) são, atualmente, o principal modal de transporte das matérias primas e produtos manufaturados no Brasil. Essa profissão tem uma histórica trajetória de desvalorização e pouco reconhecimento, além de condições de trabalho precárias. Até o ano de 2012 a profissão de motorista de caminhão não era regulamentada, ocasionando extenuantes jornadas laborais, sem limite de tempo ou deveres e direitos assegurados. A partir da organização do trabalho peculiar a profissão e das demandas sociais acerca do excessivo tempo de trabalho desses profissionais, em 2015 entrou em vigor a Lei Nº 13.103 com a finalidade de resguardar os caminhoneiros e produzir bem-estar físico, social e econômico. Em vista disso, foram investigadas nesta dissertação as condições de trabalho dos caminhoneiros e as suas relações com a temporalidade laboral. A metodologia utilizada segue o modelo de pesquisa qualitativa e descritiva. O grupo de trabalho é composto por 5 caminhoneiros selecionados através de amostragem por conveniência em espaços públicos da cidade de Parnaíba-PI, até o alcance do ponto de saturação. O procedimento de coleta dos dados se deu através de uma entrevista semiestruturada versando os apontamentos constituintes do fenômeno estudado. A análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Nos resultados foram identificadas categorias finais, tais categorias dizem respeito a: organização do trabalho, condições de trabalho, jornada laboral e sobre a regulamentação da profissão e suas implicações na atuação profissional. Em meio às discussões surgidas percebeu-se que as condições de trabalho dos caminhoneiros estabelecem estreitas relações com a organização do trabalho e assumem aspectos como representações negativas, precárias e incompatíveis. No tocante as conexões entre as condições de trabalho e a questão temporal, identificou-se uma disparidade entre a prescrição legal da profissão e o real da atividade. Dessa forma, a atuação dos motoristas de caminhão é marcada por uma organização do trabalho cansativa e estressante; por condições de trabalho precárias na realidade brasileira e pelo predomínio do tempo de trabalho sobre os demais tempos sociais, considerado como origem de adoecimento físico e mental. Nesse sentido, foi pontuada a relação entre a deficiência nos estudos acerca do tema implicado na realidade do Brasil, tendo em vista as especificidades desta realidade e importância da categoria para o funcionamento da economia do país.pt_BR
dc.title.enBeing a truck driver: analysis of working conditions and its relations with labor temporalitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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