Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorFerreira, Lorena Maria Fidelis-
dc.date.accessioned2016-08-23T14:35:43Z-
dc.date.available2016-08-23T14:35:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lorena Maria Fidelis. Modos de subjetivação dos meninos do projeto: cartografando discursos. 2013. 129f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19253-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModes of subjectivitypt_BR
dc.subjectNon-governmental organizationpt_BR
dc.subjectAdolescência pobrept_BR
dc.subjectOrganização não governamentalpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleModos de subjetivação dos meninos do projeto: cartografando discursospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo objetivou investigar e problematizar os modos como adolescentes pobres são subjetivados pela teia discursiva e não discursiva que circunscreve o cotidiano de uma ONG. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-intervenção fundamentada nos conceitos de sujeito, relações de poder-saber e discurso, elaborados por Michel Foucault e enriquecidos por estudiosos que dialogam com suas teorizações. No processo de construção coletiva do conhecimento, utilizou-se como proposta metodológica a cartografia. Assim, a pesquisa se orientou através de pistas investigativas, que auxiliaram na problematização dos discursos da instituição em estudo e os efeitos dos mesmos nos modos de ser, pensar e agir dos “meninos do Projeto”. Estes constituíram um grupo de pesquisa formado por quinze (15) adolescentes, na faixa etária entre catorze (14) e dezesseis (16) anos, que participavam de atividades educativas e culturais desenvolvidas por um projeto social de uma ONG, localizada no bairro Pirambu, periferia de Fortaleza/CE. Optou-se por uma análise de discurso foucaultiana a partir da noção de dispersão do sujeito e seus posicionamentos nos discursos. Como síntese das análises foram observadas disputas de sentido. Nos discursos institucionais, o adolescente pobre adquire a posição de sujeito normalizado, disciplinado, assujeitado ao culto do empreendedorismo, expressado pela ideia do protagonismo e a ser inserido no mercado de trabalho, com o intuito de prevenir a criminalidade. Discursos aos quais os jovens resistiram através de críticas e denúncias quanto à negação de seus modos de ser e estar no mundo.pt_BR
dc.title.enSubjectivation modes of project boys: charted discoursespt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_lmferreira.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.