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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana Lobo | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Lorena Maria Fidelis | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T14:35:43Z | - |
dc.date.available | 2016-08-23T14:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lorena Maria Fidelis. Modos de subjetivação dos meninos do projeto: cartografando discursos. 2013. 129f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19253 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Modes of subjectivity | pt_BR |
dc.subject | Non-governmental organization | pt_BR |
dc.subject | Adolescência pobre | pt_BR |
dc.subject | Organização não governamental | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | Modos de subjetivação dos meninos do projeto: cartografando discursos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo objetivou investigar e problematizar os modos como adolescentes pobres são subjetivados pela teia discursiva e não discursiva que circunscreve o cotidiano de uma ONG. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-intervenção fundamentada nos conceitos de sujeito, relações de poder-saber e discurso, elaborados por Michel Foucault e enriquecidos por estudiosos que dialogam com suas teorizações. No processo de construção coletiva do conhecimento, utilizou-se como proposta metodológica a cartografia. Assim, a pesquisa se orientou através de pistas investigativas, que auxiliaram na problematização dos discursos da instituição em estudo e os efeitos dos mesmos nos modos de ser, pensar e agir dos “meninos do Projeto”. Estes constituíram um grupo de pesquisa formado por quinze (15) adolescentes, na faixa etária entre catorze (14) e dezesseis (16) anos, que participavam de atividades educativas e culturais desenvolvidas por um projeto social de uma ONG, localizada no bairro Pirambu, periferia de Fortaleza/CE. Optou-se por uma análise de discurso foucaultiana a partir da noção de dispersão do sujeito e seus posicionamentos nos discursos. Como síntese das análises foram observadas disputas de sentido. Nos discursos institucionais, o adolescente pobre adquire a posição de sujeito normalizado, disciplinado, assujeitado ao culto do empreendedorismo, expressado pela ideia do protagonismo e a ser inserido no mercado de trabalho, com o intuito de prevenir a criminalidade. Discursos aos quais os jovens resistiram através de críticas e denúncias quanto à negação de seus modos de ser e estar no mundo. | pt_BR |
dc.title.en | Subjectivation modes of project boys: charted discourses | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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