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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na atenção aos acidentes de trânsito na zona urbana de Sobral - CE
Título em inglês: Assessment of emergency mobile care service in attention to traffic accidents in the city of Sobral
Autor(es): Dias, Lívia Karla Sales
Orientador: Albuquerque, Izabelle Mont'Alverne Napoleão
Palavras-chave: Serviços médicos de emergência;Acidentes de trânsito;Avaliação de Serviços de Saúde
Data do documento: 2016
Citação: DIAS, L. K. S. Avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na atenção aos acidentes de trânsito na zona urbana de Sobral - CE. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.
Resumo: A violência no trânsito acomete milhares de pessoas, tornando-se um grave problema de saúde pública, ceifando a vida de jovens e sendo responsável por altos gastos na saúde. Vários serviços de saúde estão envolvidos na assistência aos acidentados no trânsito, dentre eles, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que presta atendimento inicial às vítimas ajudando a reduzir as sequelas. O estudo objetiva avaliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no suporte aos acidentes de trânsito na cidade de Sobral- CE. Utilizou-se a metodologia do tipo avaliativa com abordagem qualitativa, sob o enfoque de Donabedian avaliando estrutura, processo e resultados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Sobral – CE. Participaram da pesquisa 14 profissionais do serviço, sendo dois gerentes do serviço e três funcionários de cada categoria, sendo estas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Aos gerentes foi aplicado um formulário sobre estrutura física e humana, já aos profissionais da assistência foi realizado um Grupo Focal sobre processo de trabalho e quanto ao Resultado foram analisadas as fichas de atendimento aos acidentes de trânsito atendidos pelo SAMU no ano de 2014. Os dados quantitativos foram processados no programa Microsoft Office Excel 2010, gerando gráficos, sendo também feito o mapeamento dos acidentes de trânsito através do Software QGis 2.14, os qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo do tipo análise temática proposta por Minayo. Esta pesquisa respeitou os princípios bioéticos descritos na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa sob protocolo de número 1.320.647. Na investigação sobre estrutura identificamos que recursos materiais e ambulâncias suficientes, com falha no sistema de radiocomunicação, com quantitativo adequado de profissionais nas bases e Central de Regulação. Na análise do processo identificamos nas categorias que os enfermeiros possuem mais tempo de serviço que os demais profissionais, onde a maioria mostrou-se insatisfeito quanto à estrutura ofertada aos acidentes de trânsito, relatando pouca atuação da Educação Permanente em serviço.Sentiram-se insatisfeitos profissionalmente devido ao frágil vínculo empregatício, ausência de direitos trabalhistas,baixo valor salarial e respeito a integridade do empregado e sugerem melhorias ao serviço no atendimento aos acidentes de trânsito.Houve89,58 acidentados/mês com manutenção de acidentes entre os meses, tendo destaque para acidentes envolvendo motocicletas, principalmente as quedas de moto. Os acidentes acometeram mais jovens do sexo masculino e foram enviadas mais vezes ambulâncias de suporte básico, caracterizando acidentes com baixa gravidade e foram encaminhados para o Hospital de Referência em Trauma em 91% das ocorrências. Os finais de semana noturnos e os dias da semana pela manhã foram responsáveis pela maioria dos acidentes, respectivamente. Os bairros mais atingidos foram Centro, Junco e Sinhá Saboia, em ordem decrescente. Para redução desses agravantes números, entendemos que a educação de trânsito de base aliado à rígida fiscalização às diversas imprudências e melhorias estruturais, são necessárias para a melhoria da mobilidade dos veículos e pedestre no município, permitindo um trânsito saudável
Abstract: The traffic violence involves millions of people, it becomes a great public health problem, taking the young people´s lives away and it´s responsible for high expenses in Health. Many health services are involved in the assistance of the traffic injured people, among them, The Mobile Emergency Medical Services (SAMU) which provides first-line treatment to the these ones, helping them to minimize their permanent physical injuries. The study aims at assessing the Mobile Emergency Medical Services' support to traffic victims in Sobral-CE, using Donabedian´s theoretical background, with both qualitative approaches, under the focus of Donabedian´s evaluation of the structure, process and results from the The Mobile Emergency Medical Services (SAMU) in Sobral-CE. 14 people from this service took part in the research, in which 2 were managers of this service and three were workers from each category: doctors, nurses, nursing technicians and conductors. A questionnaire about the human and physical structure was applied to the managers, a focus group about the process of work was carried out to the assistance professionals and, about the results, the medical reports of traffic victims treated by SAMU in 2014 were reviewed. The quantitative data were processed in the 2010 Excel Microsoft Office, creating graphics as well as a map of the traffic accidents was done using the QGis 2 program, the qualitative ones were submitted to content analysis from the thematic type proposed by Minayo. This research respected the bioethical principles described on the Resolution 466/12 of the National Health Council and approved by the Ethics Committee on research under the protocol number 1,320,647.In the investigation about the structure we identified that the material resources and sufficient ambulances, with a radio communication failure, with a proper number of professionals in the base and a Regulation Center. In the process analysis we noticed that the nurses have more time on duty than the other workers, who have revealed to be unsatisfied because of the structure offered to the traffic accidents, reporting a poor performance on the permanent education. They were professionally unhappy due to the fragile employment relationship, the absence of labor rights, poor salaries and the respect of the employee´s integrity, they suggest improvements on the traffic victim treatment. There were 89,58 injured people per month, with the maintenance of the number during months, highlighting the accidents involving motorcycles, mainly the falls from them. The accidents attacked more male youths and ambulances of basic support were sent most of the times, what characterizes accidents of low severity, which were taken to the Reference Hospital of trauma in 91% of the incidents. The weekdays mornings and the weekend nights were responsible for the majority of the accidents. The most affected neighborhoods were Downtown, Junco, Sinhá Sabóia in decreasing order. In order to reduce these aggravating numbers, we understand that traffic education combined with rigid inspection to many reckless occurrences and structural improvements are necessary to increase the mobility of vehicles and pedestrians from the city, permitting a wholesome traffic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19191
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