Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19169
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Viagens científicas e narrativas naturalísticas: as problemáticas evolutivas do Ceará
Autor(es): Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Ceará;Naturalistas;George Gardner;Louis Agassiz
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: OLIVEIRA, Almir Leal de. Viagens científicas e narrativas naturalistas: as problemáticas evolutivas no Ceará. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITÃO, Antonia Regina Pinho da Costa; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de; ARAUJO, Jose Edvar Costa de. (Orgs.). História da educação comparada: missões, expedições, instituições e intercâmbios. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 253-272.
Resumo: A proposta desse ensaio de pesquisa é discutir como o Ceará foi inserido no debate científico evolucionista, na segunda metade do século XIX. Ao examinar as contribuições de alguns viajantes, como George Gardner e Louis Agassiz, pretendo situar as suas crônicas e estudos científicos como registros de uma atividade intelectual que abriu o caminho para o entendimento da evolução da vida no Novo Mundo, especialmente, ao que se refere a antiguidade e desenvolvimento da vida no Globo...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19169
ISBN: 978-85-7282-589-4
Aparece nas coleções:DHIS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_caplivaloliveira.pdf12,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.