Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19151
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | El Khouri, Mauro Michel | - |
dc.contributor.author | Miranda, Luciana Lobo | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T14:47:35Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T14:47:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | EL KHOURI, Mauro Michel; MIRANDA, Luciana Lobo. Do consumo à produção de mídia por estudantes de escola pública em Fortaleza - Brasil. In: BARBALHO, Alexandre Almeida; MARÔPO, Lidia Soraya Barreto. (Orgs.). Infância, Juventude e Mídia - Olhares Luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 77-94. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-136-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19151 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.title | Do consumo à produção de mídia por estudantes de escola pública em Fortaleza - Brasil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É visível a influência das tecnologias digitais nos modos de vida das sociedades na contemporaneidade. O desenvolvimento tecnológico e o surgimento das redes de internet vêm transformando a dinâmica social a partir da atuação direta na atividade humana (CASTELLS, 1999). Vive-se hoje numa cultura do ciberespaço, ou cibercultura, em que novas formas de interação social se configuram (LEMOS, 2013). Entre adolescentes e jovens da atualidade, denominados “nativos digitais” (ALVES, 2007) ou pertencentes à geração “Y” (VASCONCELOS et al., 2010), o modo de vida virtual tem forte incidência, já que cresceram ambientados no mundo informatizado. A mídia, assim como as novas tecnologias, também se encontra cada dia mais presente na escola, afetando de forma direta o cotidiano dos jovens nas instituições públicas e particulares de educação. Paralelamente às ações políticas e às estratégias curriculares que orientam os usos pedagógicos das tecnologias digitais no campo educacional2, observa-se a entrada de equipamentos eletrônicos pessoais no ambiente escolar, como notebooks, tablets, e principalmente celulares do tipo smartphone, que acompanham os jovens em momentos de estudo e lazer, muitas vezes simultaneamente... | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_llmiranda.pdf | 160,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.