Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125
Title in Portuguese: | O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira |
Author: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Keywords: | Material didático Leitura e produção Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Eutomia |
Citation: | Leurquin, E. V. L. F. (2014) |
Abstract in Portuguese: | O espaço da leitura e da produção escrita em sala de aula de português língua estrangeira precisa ser revisto e o primeiro passo deve ser refletir sobre o material didático utilizado. Independentemente do nível do aluno, constatamos que as atividades não condizem com a faixa etária do aprendiz, nem com seus objetivos (GONDIM, 2012). Dificilmente encontramos uma atividade de leitura que ultrapasse o nível da leitura global ou da leitura que conduz os alunos a identificar informações que se encontram na superfície do texto. Para esse artigo, reunimos resultados de pesquisas e de nossas reflexões e sugerimos, a partir da proposta de Cicurel (1991 apud LEURQUIN 2001) uma aula interativa. As atividades analisadas e as propostas feitas têm como âncora o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Os resultados apontam para a necessidade de se repensar a aula “comunicativa” proposta nos materiais utilizados; a importância de ensinar a partir de gêneros textuais, reconhecendo o papel importante do contexto de produção e dos níveis do texto. |
Description: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia, Recife, v. 1, n. 14, p. 167-186, dez. 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | 1982-6850 |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_evlfleurquin.pdf | 474,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.