Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125
Title in Portuguese: O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira
Author: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Keywords: Material didático
Leitura e produção
Ensino e aprendizagem
Issue Date: 2014
Publisher: Eutomia
Citation: Leurquin, E. V. L. F. (2014)
Abstract in Portuguese: O espaço da leitura e da produção escrita em sala de aula de português língua estrangeira precisa ser revisto e o primeiro passo deve ser refletir sobre o material didático utilizado. Independentemente do nível do aluno, constatamos que as atividades não condizem com a faixa etária do aprendiz, nem com seus objetivos (GONDIM, 2012). Dificilmente encontramos uma atividade de leitura que ultrapasse o nível da leitura global ou da leitura que conduz os alunos a identificar informações que se encontram na superfície do texto. Para esse artigo, reunimos resultados de pesquisas e de nossas reflexões e sugerimos, a partir da proposta de Cicurel (1991 apud LEURQUIN 2001) uma aula interativa. As atividades analisadas e as propostas feitas têm como âncora o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Os resultados apontam para a necessidade de se repensar a aula “comunicativa” proposta nos materiais utilizados; a importância de ensinar a partir de gêneros textuais, reconhecendo o papel importante do contexto de produção e dos níveis do texto.
Description: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia, Recife, v. 1, n. 14, p. 167-186, dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1982-6850
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_evlfleurquin.pdf474,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.