Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19122
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Os modos de representação sobre a língua inglesa em fóruns online de futuros professores desta língua |
Title in English: | English student-teachers’ modes of representation about english in online discussion foruns |
Authors: | Araújo, Júlio César Rosa de Silva, Andréia Turolo da |
Keywords: | Língua inglesa;Análise Crítica do Discurso;Modos de recuperação;English;Critical discourse analysis;Modes of representation |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ilha do Desterro |
Citation: | SILVA, Andréia Turolo da; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Os modos de representação sobre a língua inglesa em fóruns online de futuros professores desta língua. Ilha do desterro, Florianópolis, n. 66, p. 173-202, jan./jun. 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de base etnográfica (FRAGOSO et.al, 2011), que teve como objetivos específicos identificar, descrever e explicar os modos de representação sobre a língua inglesa de futuros professores desta língua em processo de formação inicial, conforme interagiam em fóruns online sobre temas relacionados aos estudos da linguagem. Para complementar a análise, os participantes desta pesquisa responderam a uma pergunta motivadora. As bases teóricas que sustentaram a análise foram construídas a partir das propostas de Fairclough (2001, 2003, 2009), de uma abordagem dialético-relacional de Análise de Discurso Crítica, principalmente o que se refere a discursos enquanto representação, e de van Dijk (2008, 2009), de uma abordagem sócio-cognitiva de Estudos Críticos de Discurso, principalmente ao que se refere a modos de representação. Os resultados obtidos de certa forma convalidaram um discurso latente de hegemonia da língua inglesa. Foram encontradas, no entanto, discrepâncias nos modos de representar a língua inglesa entre o discurso natural e o discurso motivado pela pergunta. |
Abstract: | This is an exploratory research with ethnographic basis (FRAGOSO et.al. 2011), and which had as specific objectives to identify, describe and explain the modes of representation of the English language by future English teachers while they interacted in online discussion forums about themes related to language studies in general, in a pre-service teacher education program. To complement the analysis, the research participants answered a motivating question. The theoretical bases on which this research was built were the dialectical-relational approach to Critical Discourse Analysis of Fairclough (2001, 2003, 2009), especially what refers to discourses as representations, and the sociocognitive approach to Critical Discourse Studies of van Dijk (2008, 2009), especially what refers to modes of representation. The results could somehow validate a common discourse of the English language hegemony. However, discrepancies were found between the modes of representation of the English language in the natural discourse and in the question-motivated discourse. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19122 |
ISSN: | 2175-8026 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jcaraujo.pdf | 565,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.