Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19112
Title in Portuguese: Um retrato da formação inicial de professores de línguas: duas cenas
Author: Parahyba, Fatiha Dechicha
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Keywords: Formação de Professores
Ensino e aprendizagem
Escrita
Issue Date: 2015
Publisher: Eutomia
Citation: Parahyba, F. D.; Leurquin, E. V. L. F. (2015)
Abstract in Portuguese: Neste artigo, nosso objetivo é ressaltar a relevância da formação inicial do professor de inglês língua estrangeira e de português língua materna, com base em dados de pesquisas realizadas em duas universidades públicas. Interessou-nos investigar como os estudantes em formação inicial verbalizaram por escrito seus saberes acerca da docência (VANHULLE, 2009, HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2009) e como a produção escrita foi vivenciada por eles. O objeto de pesquisa foi, por um lado, o ensino e aprendizagem da produção escrita do gênero acadêmico, e por outro lado, a formação inicial do estudante semiotizada no gênero acadêmico. Com base nos pressupostos teóricos de análise textual (BRONCKART, 1999), estudamos relatórios de estágios, monografias, assim como diários reflexivos e autocomentários, focando o conteúdo temático, os mecanismos de textualização e os enunciativos. Os resultados revelaram que o aluno, na fase final de sua formação inicial, apresenta dificuldades na produção escrita dos gêneros analisados. Da mesma forma, ficou evidente que não há uma reflexão sobre o seu agir docente, mas apenas descrições de cenas conflitantes vivenciadas. Isso também nos leva a questionar o perfil do futuro professor de línguas.
Description: PARAHYBA, Fatiha Dechicha; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Um retrato da formação inicial de professores de línguas: duas cenas. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 288-314, jul. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19112
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1982-6850
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_fparahyba.pdf326,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.