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Tipo: Dissertação
Título: Metodologia de caracterização da problemática do sistema de transporte público de passageiros a partir dos dados da bilhetagem eletrônica
Título em inglês: Methodology to characterize the problem of public passenger transport system from data of electronic ticketing
Autor(es): Freitas, Anderson Tavares de
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Transportes;Transporte público - Planejamento
Data do documento: 2015
Citação: FREITAS, A. T. Metodologia de caracterização da problemática do sistema de transporte público de passageiros a partir dos dados da bilhetagem eletrônica. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2015.
Resumo: O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) produz informações acerca das viagens realizadas no Sistema de Transporte Público. A armazenagem desses dados produz séries históricas que podem ser utilizadas para o cálculo de estatísticas, obtendo-se padrões de comportamento de viagens. De fato, o SBE produz dados de qualidade e de fácil reprodução. O uso desse sistema no Brasil já está consolidado nos sistemas de transporte público de várias cidades. No entanto, é constatada a utilização da bilhetagem eletrônica apenas para o controle do embarque e da arrecadação do transporte público. Dessa forma, observada a dificuldade de caracterização do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) decorrente da coleta de dados e face o potencial disponível para a utilização das informações da bilhetagem eletrônica, este trabalho propõe-se a averiguar a capacidade desse sistema em fornecer informações relevantes na etapa de caracterização, dentro do processo de planejamento de transportes. Por conseguinte, tem-se que o objetivo principal dessa pesquisa constitui-se em propor uma metodologia de caracterização da problemática do Sistema de Transporte Público de Passageiros a partir dos dados da bilhetagem eletrônica. Em complementação, buscou-se reconstituir a matriz origem-destino que congrega os fluxos observados. Utilizando a metodologia proposta nesse trabalho para a caracterização do STPP juntamente com dados de validações das viagens realizadas no transporte público na cidade de Fortaleza, obtivemos resultados específicos sobre o transporte público da cidade. Além disso, comprovamos a efetividade da metodologia, através da validação da matriz obtida pelo SBE. Dessa maneira, obtivemos os seguintes resultados: comportamento da demanda ao longo do tempo e do espaço; número de viagens realizadas por linha e por tipo usuário; comparativo da origem da viagem com domicilio do usuário; e recuperação da matriz origem-destino do transporte público
Abstract: The Automated Fare Collection (AFC) produces information about the trips made in the Public Transportation System (PTS). The storage of such data produces time series which can be used to calculate statistics, yielding travel behavior patterns. Indeed, the AFC produces quality and easily reproducible data and its use is well established in the PTS of several cities in Brazil. However, it is used only for controlling the board and the collection of public transit. Thus, considering the difficulty of characterizing the PTS due to data collection and before the potential available for the use of AFC information, this work proposes to investigate the AFC's ability to provide relevant information on the characterization step in the planning transportation process. To sum up, the main goal of this research is to propose a methodology for characterization of the Public Transportation System from the Automated Fare Collection. Furthermore, we also seek to trace the origin-destination matrix which brings together the observed flows. Using the methodology proposed to characterize the PTS along with data validations of trips made on the public transport in the city of Fortaleza, we obtained specific results about public transport in the city. In addition, we confirmed the effectiveness of the methodology, by validating the matrix obtained from the AFC. In this way, we obtained the following results: demand behavior over time and space; number of trips made by line of bus and by user type; comparison between the origin of trip and the user's domicile; and recovery of the origin-destination matrix of public transport
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19099
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