Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Jefferson Veras | - |
dc.contributor.author | Paes, Denyse Maria Borges | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T17:19:27Z | - |
dc.date.available | 2016-08-10T17:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Jefferson Veras; PAES, Denyse Maria Borges. O papel educativo da biblioteca e do bibliotecário: um estudo sobre a biblioteca Rachel de Queiroz em Fortaleza-CE. Revista EDICIC, Espanha, v. 1, n. 2, p. 200-211, abr./jun. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5753 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19060 | - |
dc.description.abstract | Aims to discuss the educational dimension of the library and the librarian. Accordingly, it presents a reflection on the role of libraries since the nineteenth century until the present day. Places the practice of mediation in reading and information as a key task of the librarian as an educator and agent of social transformation. The methodology was performed, firstly, a literature on the subject, and in the second step, was undertaken a field survey of stamp qualitative, in which he sought to observe and interact for a period of four months with users and run rivers of Rachel de Queiroz Library, located in Fortaleza/CE and maintained by Social Service of Trade Agreements (SESC). Data collection was conducted between May and September of 2010 and took a sample of 10 subjects of mixed age and both sexes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista EDICIC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Papel das bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário – educador | pt_BR |
dc.subject | Libraries role | pt_BR |
dc.subject | Reading mediation | pt_BR |
dc.subject | Librarian - educator | pt_BR |
dc.title | O papel educativo da biblioteca e do bibliotecário: um estudo sobre a biblioteca Rachel de Queiroz em Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tem como objetivo principal discutir a dimensão educativa da biblioteca e do bibliotecário. Nesse sentido, apresenta uma reflexão sobre o papel das bibliotecas desde o século XIX até os dias de hoje. Aborda a prática da mediação da leitura e da informação como uma das principais tarefas do bibliotecário enquanto educador e agente de transformação social. Como metodologia foi realizada, primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre o tema, e em seguida empreendeu-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, na qual se buscou observar e interagir por um período de quatro meses com usuários e funcionários da Biblioteca Rachel de Queiroz, situada em Fortaleza/CE e mantida pelo Serviço Social do Comércio (SESC). A coleta de dados foi realizada entre maio e setembro do ano de 2010 e teve uma amostra de 10 sujeitos, com idades variadas e de ambos os sexos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_jvnunes.pdf | 138,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.