Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Jefferson Veras-
dc.contributor.authorPaes, Denyse Maria Borges-
dc.date.accessioned2016-08-10T17:19:27Z-
dc.date.available2016-08-10T17:19:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNUNES, Jefferson Veras; PAES, Denyse Maria Borges. O papel educativo da biblioteca e do bibliotecário: um estudo sobre a biblioteca Rachel de Queiroz em Fortaleza-CE. Revista EDICIC, Espanha, v. 1, n. 2, p. 200-211, abr./jun. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5753 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19060-
dc.description.abstractAims to discuss the educational dimension of the library and the librarian. Accordingly, it presents a reflection on the role of libraries since the nineteenth century until the present day. Places the practice of mediation in reading and information as a key task of the librarian as an educator and agent of social transformation. The methodology was performed, firstly, a literature on the subject, and in the second step, was undertaken a field survey of stamp qualitative, in which he sought to observe and interact for a period of four months with users and run rivers of Rachel de Queiroz Library, located in Fortaleza/CE and maintained by Social Service of Trade Agreements (SESC). Data collection was conducted between May and September of 2010 and took a sample of 10 subjects of mixed age and both sexes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista EDICICpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPapel das bibliotecaspt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecário – educadorpt_BR
dc.subjectLibraries rolept_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectLibrarian - educatorpt_BR
dc.titleO papel educativo da biblioteca e do bibliotecário: um estudo sobre a biblioteca Rachel de Queiroz em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTem como objetivo principal discutir a dimensão educativa da biblioteca e do bibliotecário. Nesse sentido, apresenta uma reflexão sobre o papel das bibliotecas desde o século XIX até os dias de hoje. Aborda a prática da mediação da leitura e da informação como uma das principais tarefas do bibliotecário enquanto educador e agente de transformação social. Como metodologia foi realizada, primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre o tema, e em seguida empreendeu-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, na qual se buscou observar e interagir por um período de quatro meses com usuários e funcionários da Biblioteca Rachel de Queiroz, situada em Fortaleza/CE e mantida pelo Serviço Social do Comércio (SESC). A coleta de dados foi realizada entre maio e setembro do ano de 2010 e teve uma amostra de 10 sujeitos, com idades variadas e de ambos os sexos.pt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_jvnunes.pdf138,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.