Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19029
Tipo: Artigo de Periódico
Título: VARAL – Laboratório de Iniciativas em Design Social: aplicação do design social em contexto de regeneração urbana.
Autor(es): Macambira, F.G.
Pinto, F. L. A.
Sousa, C. E. M. de
Silva, A. L. dos S. V.
Palavras-chave: Teoria Geral dos Sistemas;Regeneração Urbana;Design Social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/226/154
Citação: MACAMBIRA, F. G.; PINTO, F. L. A; SOUSA, C. E. M. De; A. L. dos S. V. e Silva. (2016)
Resumo: O presente trabalho aborda a ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Varal - Iniciativas de Extensão em Design Social”, na transformação de um lixão em uma praça ecológica. O objeto de estudo encontra-se na comunidade Guaribal, localizada nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e implantada em uma área ambientalmente frágil. Com a realização de mutirões mensais e uma pesquisa de caráter empírico com a comunidade, foram apreendidos aspectos como a falta de identificação com o espaço público no entorno. Entendeu-se que métodos participativos, colaborativos e cocriativos deveriam ser aplicados, o que fortaleceu a utilização da pesquisa-ação e do ensino reflexivo. No decorrer do projeto foram elaborados diversos dispositivos que abrangem a área do gráfico e do produto, responsáveis pela comunicação com todos os envolvidos. Todas as ações foram analisadas sistematicamente, de modo a produzir maior compreensão sobre o papel do projetista em um processo que exige a mudança de olhar de uma comunidade em relação a um espaço desprezado e utilizado com depósito de resíduos pelos próprios habitantes.
Descrição: MACAMBIRA, F. G.; PINTO, F. L. A; SOUSA, C. E. M. De; A. L. dos S. V. e Silva. VARAL – Laboratório de Iniciativas em Design Social: aplicação do design social em contexto de regeneração urbana. . Revista Extensão em ação, Fortaleza, v.1, n.10, p. 82-89, 2016. Disponível em: http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/226/154 Acesso em: 08 ago. 2016
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19029
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_2016_fgmacambira.pdf271,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.