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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Autor(es): Cysne, Maria do Rosário de Fátima Portela
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Silva, Adriana Nóbrega da
Serafim, Lucas Almeida
Silva, Elieny do Nascimento
Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções;Bibliotecas Universitárias;Universidade da Integração Internacionalda Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB);Collection development;Academic libraries
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CETAC.MEDIA
Citação: Cysne, M. R. F. P.; Costa, M. F. O.; Silva, A. N.; Serafim, L. A.; Silva, E. N. (2013)
Resumo: Asistematização do desenvolvimento de coleções tornou-se uma área essencial para a gestão dos ambientes informacionais contemporâneos, cuja função básica perpassa por disponibilizar informação em suporte físico original e/ou eletrônico.Mediante estudo de caso,analisa-se o desenvolvimento de coleções da Biblioteca da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (BU/UNILAB),instituição de Ensino Superior recém-criada no nordeste brasileiro,em busca de parâmetros,diretrizes e critérios paraaconstituição de uma política institucional formal para constituição de acervos.Diversos estudos mostram que a formalização deste processo é o primeiro passo para a criação de um acervo racional,que atenda os objetivos e possibilidades orçamentárias da instituição,bem como as demandas informacionais dos usuários.Além disso,as políticas,fruto de ações cuidadosamente planejadas,proporcionam eficiência das operações de formação dos acervos,tais como a seleção,aquisição,desbastamento e avaliação.Nesta biblioteca,odesafio foi adaptar os aportes teóricos e técnicos disponíveis à necessidade de se formar um acervo que atenda uma instituição que nasce de uma cooperação internacional,de natureza solidária, entre diversos países,principalmente os africanos.Uma abordagem centrada no usuário foi fundamental, dada as demandas por informação de uma comunidade acadêmica de variado repertório cultural,social e econômico,unidos pela língua portuguesa.Conclui-se que o desdobramento de amplas políticas públicas de informação promovidas pelo Estado só terão sucesso com bibliotecas bem organizadas e gerenciadas, cujos acervos atendem as demandas informacionais das comunidades acadêmicas.
Abstract: The systematic collection developmenthas become an essential area for the managementof information environments today, whose basic function is providing information in all formats: impress and/or electronic.Through case study, this research analyzes the collection development at the Library of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (BU/UNILAB),an higher Education institution that recently was established in northeastern Brazil, based on parameters, guidelines, and criteria for the establishmentof a institutional formal policy in this area.Several studies in literature show that the formalization of this process is the first step of creating a collection rational,which meets the institutional goals and budgetary,as well as the informational demands of users.Moreover,policies,that are resultof carefully planned actions,provide operational efficiency of collection development,such as the selection,acquisition,discarding and evaluation.Atthis library,the challenge was to adaptthe available technical and theoretical contributions observed in literature to create a collection policy thatmeets the goals of a new institution,which is based on international cooperation among differentcountries,mostly African. A user-centered approach was essential to respond to the informational demands of a varied academic community from differentcultural,social and economic realities,joined by Portuguese language. Itis concluded thatthe success of broad public educational policies such as UNILAB will only be successful with libraries well organized and managed, with collections that meet the informational demands of academic communities.
Descrição: CYSNE, Maria do Rosário de Fátima Portela; SILVA, Adriana Nóbrega da; SERAFIM, Lucas Almeida; COSTA, Maria de Fátima Oliveira; SILVA, Elieny do Nascimento. Formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). In: CETAC.MEDIA (Org.). Globalização, ciência, informação: atas. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CETAC.MEDIA, 2013. p. 1466-1479.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19024
ISBN: 978-972-36-1339-1
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