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dc.contributor.authorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.date.accessioned2016-08-09T10:39:40Z-
dc.date.available2016-08-09T10:39:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Marcia Alves. O simbolismo do cavaleiro andante entre literatura e História. Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, v. 13, n. 2, p. 67-86, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1519-9339 (impresso)-
dc.identifier.issn2236-8094 (on line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18989-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPoliteia: História e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCavaleiro - andantept_BR
dc.subjectIdentidade - nacionalpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO simbolismo do cavaleiro andante entre literatura e históriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA imagem do cavaleiro andante, herói guerreiro e paladino do amor, é uma das mais caras à literatura portuguesa desde sua formação. A partir deste pressuposto, este artigo objetiva discutir como essa figura altamente simbólica, trabalhada por diferentes autores ao longo da história literária portuguesa, funciona como um paradigma da identidade nacional, entrelaçando literatura e história. Assim, de Galaaz e Amadis de Gaula, passando pelo cavaleiro negro, de Alexandre Herculano, e o desencantamento deste herói, realizado por Antero de Quental, pretendemos discutir a condensação dos diferentes aspectos deste simbolismo retomados pelo romance Cavaleiro andante (1983), de Almeida Faria, visto aqui como uma crítica aguda à dependência do imaginário português a este herói guerreiro de cariz salvacionista.pt_BR
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