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dc.contributor.authorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.contributor.authorDezidério, Felipe Hélio da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-08T16:52:48Z-
dc.date.available2016-08-08T16:52:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Marcia Alves; DEZIDÉRIO, Felipe Hélio da Silva. A face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A dama pé de cabra”. Abril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 67-84, abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2090-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18987-
dc.description.abstractGenre which evokes distinct interests in the history and in the literary cri-tic, the noir literature, as it is known the supernatural stories of the XIX century, presents various branches not yet explored. In Portugal, Alexan-dreHerculano consolidates himself as the precursor ofhistorical novels, result of the harmony between his work collecting Portuguese historical sources and his romantic esthetic project. His works, however, reveal a dark side little studied, influenced by the French noir short stories, the English horror ballad, and the German macabre narratives. This work, therefore, proposes to investigate the processes of construction of dark atmospherein short story “A DamaPé de Cabra” as well as to investigate how the author conciliates the compression of medieval Evil in a romantic project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAbril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura - negrapt_BR
dc.subjectAlexandre - Herculanopt_BR
dc.subjectMalpt_BR
dc.titleA face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A dama pé de cabra”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrGênero que desperta interesses distintos na história e na crítica literária, a literatura noir, como ficaram conhecidas as histórias sobrenaturais do século XIX, apresenta diversas vertentes ainda não exploradas. Em Por-tugal, Alexandre Herculano consolida-se como o precursor das novelas históricas, resultantes da harmonia de seu trabalho de recolha das fontes históricas lusitanas e de seu projeto estético romântico. A obra de Hercula-no, contudo, revela um lado sombrio pouco estudado, influência do conto noir francês, das baladas de terror inglesas e das narrativas tétricas alemãs. O presente trabalho propõe-se a analisar os processos de construção da atmosfera negra no conto “A Dama Pé de Cabra”, bem como investigar a estratégia de conciliação da visão sobre o Mal da medievalidade em projeto romântico.pt_BR
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