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dc.contributor.authorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.date.accessioned2016-08-08T16:30:28Z-
dc.date.available2016-08-08T16:30:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Marcia Alves. A educação como projeto estético-nacionalista. Acta Scientiarum, Maringá, v. 33, n. 1, p. 97-107, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2178-5201-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18985-
dc.description.abstractThe article discusses how the commitment to Brazilian cultural development, combined with a search for national identity through the Northern Literature movement, led Franklin Távora to base his work on scientific theory. The analysis of O Cabeleira unmasks the author’s double intention: to rescue national traditions through the history of the first Pernambuco outlaw, and defend the thesis that education could prevent banditry in the sertão. In short, if on one hand the author proposes human and regional development according to positivist ideals, on the other hand he turns back to true values, to sertanejo (inlander) habits and traditions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherActa Scientiarumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade - Nacionalpt_BR
dc.subjectProjetoi - Literáriopt_BR
dc.subjectCientificismopt_BR
dc.subjectBanditismopt_BR
dc.titleA educação como projeto estético-nacionalistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo discute como o compromisso com o desenvolvimento cultural brasileiro, aliado à busca da identidade nacional por meio da “Literatura do Norte”, levou Franklin Távora a respaldar sua produção nas teorias cientificistas. A análise de “O Cabeleira” revela a dupla intenção do autor: resgatar as tradições nacionais, por meio da história do primeiro cangaceiro pernambucano, e defender a tese de que a educação evitaria o banditismo no sertão. Em suma, se por um lado o autor propõe o progresso do homem e da região conforme os ideais positivistas, por outro, volta-se para os verdadeiros valores, para as tradições e costumes do sertanejo.pt_BR
dc.title.enThe education as esthetic nationalist projectpt_BR
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