Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Danyelle Nilin | - |
dc.contributor.author | Almeida, Francisca Rosânia Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T11:41:16Z | - |
dc.date.available | 2016-08-08T11:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Francisca Rosânia Ferreira de. Tornar-se professor de sociologia no ensino médio: identidades em construção. 2013. 113f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18961 | - |
dc.description.abstract | Facing the situation of a growing publicization of discredit in the brazilian teaching career, plus the recent reintroduction of Sociology at the secondary level educational curriculum (Law 11,684/2008), this paper aims to analyze the sense and meanings that Sociology teachers attach to their daily teaching duties. The data collection was made possible through the use of questionnaires and semistructured interviews with 13 Sociology teachers from public schools, from the public educational network of Ceará, deriving from graduation degree courses at Social Science, from Federal University of Ceará and State University of Ceará, approved at the last public selection (concurrence) held in 2010. This present study discusses the sociology teaching in Basic Education From the analysis of the subjects studied pathwyas, since their university formation until their teaching daily routine in schools, reference to the processes that shaped their professional identity. The results of this research points to the following issues: the identity of sociology at Basic Education is being formed at the same time as teachers are forming their own identity processes before teaching; academic-professional sociology teachers are marked not only by social issues that afflict general Brazilian education, but also by inherent problems to the discipline and its school institutionalization; the meaning assigned by Sociology teachers to their teaching refers as well to the discipline role in Education, the evaluation of their activities and their job level satisfaction. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Meanings | pt_BR |
dc.subject | Sociology teaching | pt_BR |
dc.subject | Sociiologia | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Tornar-se professor de sociologia no ensino médio: identidades em construção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em face à crescente alusão ao desprestígio da carreira docente no Brasil e à recente reintrodução da Sociologia nos currículos do ensino médio (Lei 11.684/2008), este trabalho tem o intuito de analisar quais são os sentidos que os professores de Sociologia atribuem ao seu trabalho docente. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários e da realização de entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Sociologia de escolas públicas da rede estadual do Ceará, egressos dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, aprovados no último concurso público realizado em 2010. O estudo aqui apresentado discute a docência da Sociologia na Educação Básica a partir da análise das trajetórias dos sujeitos pesquisados, desde sua formação universitária até o exercício de seu trabalho docente nas escolas, o que remete à constituição de seus processos de identidade profissional. Os resultados da pesquisa apontam para as seguintes questões: A identidade da Sociologia na Educação Básica está em fase de construção, ao passo que os professores da disciplina também estão formando seus processos identitários diante do trabalho docente; a trajetória acadêmico-profissional dos professores de Sociologia é marcada não só por mazelas que afligem a educação brasileira de modo geral, mas também por problemas inerentes à disciplina e sua institucionalização escolar; os sentidos atribuídos pelos professores de Sociologia ao seu trabalho docente remetem à função da disciplina no Ensino Médio, à avaliação de suas atividades e ao seu nível de satisfação profissional. | pt_BR |
dc.title.en | Becoming sociology teacher in the high school: identities under construction | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_frfalmeida.pdf | 323,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.