Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorLima, Edmundo Ferreira-
dc.date.accessioned2016-07-28T18:35:28Z-
dc.date.available2016-07-28T18:35:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, E. F. Um Estudo sobre a implementação de um programa de gestão da qualidade no serviço público: caso Qualifor – Programa de Melhoria da Qualidade de Obras Públicas da Prefeitura de Fortaleza. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18746-
dc.description.abstractThe major challenge faced by the Public Administration is related to the introduction of a value conception for both citizens and firms, mainly because of the increasing budgetary constraints and challenging demands from the society. In this context, the quality of public services has become a key issue for the governments of the most developed countries and in underdeveloped such as Brazil. This investigation aims to reach an understanding on how public service quality is developed in City Hall of Fortaleza, describing an implementation model process, developing a critical avaliation by implementation, indentifying the reasons that a City Hall adopted a quality program, analysing critical point that may affect the implementation and recommending actions to remove difficulties found in this process. In a major target, this work it attempts to identify how the interaction process develops, how citizen-client's perceptions are formed and what is the impact of the public service to the society. Therefore, an investigation about the realized problems in implementation process by a quality system on public administration was developed. Once, given the nature of the research problem, investigation followed a case-study methodology. It has been selected the case-study of Regional Executive Departments and Habitation Development Foundation of Fortaleza through a mainly qualitative approach. In terms of conclusions, this study allows to understand previously identified difficulties at the implementation process of a quality program.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titleUm Estudo sobre a implementação de um programa de gestão da qualidade no serviço público: caso Qualifor – Programa de Melhoria da Qualidade de Obras Públicas da Prefeitura de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um contexto de dificuldades orçamantárias e crescentes exigências por parte da sociedade, um dos principais desafios que se coloca à Administração Pública, prende-se a criação de valor para os cidadãos e empresas. Neste quadro, a melhoria da qualidade dos serviços públicos surge como uma prioridade dos governos dos países mais desenvolvidos e em desenvolvimento, situação em que se encontra o Brasil. Esta pesquisa pretende investigar a implementação de um Programa de Gestão de Qualidade no Serviço Público (PGQSP), na Prefeitura de Fortaleza, descrevendo o processo do modelo de implementação, desenvolvendo uma avaliação crítica de sua implementação, identificando os motivos pelos quais a Prefeitura de Fortaleza decidiu adotar um Programa de Qualidade, analisando os pontos críticos que afetam a implementação e propor sugestões para contornar as dificuldades encontradas no processo. Mais especificamente, procura compreender como se desenvolve o processo de interação no serviço público, como se forma a percepção da qualidade pelo cliente-cidadão e qual o impacto da qualidade do serviço público no valor para a sociedade. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, tendo-se optado pela distribuição concentrada de serviços públicos das Secretarias Executivas Regionais (SER’s) e Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR). A análise foi efetuada através de uma abordagem essencialmente qualitativa. O estudo permitiu compreender as dificuldades encontradas em um processo de implementação de um PGQSP e indica as possíveis soluções para contorná-las.pt_BR
Aparece nas coleções:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_eflima.pdfEdmundo Ferreira Lima - dissertação1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.