Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18500
Tipo: Dissertação
Título: Um ambiente de apoio à seleção de software educativo
Título em inglês: An environment of support to the election of educative software
Autor(es): Souza, Maria de Fátima Costa de
Orientador: Pequeno, Mauro Cavalcante
Palavras-chave: Ciência da computação;Software educativo;Avaliação de software educativo;Educative software;Evaluation of educative software
Data do documento: 2006
Citação: SOUZA, Maria de Fátima Costa de. Um ambiente de apoio à seleção de software educativo. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: Atualmente, em virtude do intenso desenvolvimento de produtos de software educativos (SE), a tarefa de seleção desses produtos, pelos professores, para uso em sala de aula, tem se tornado cada vez mais difícil. Argumentamos nesse trabalho, que mesmo existindo inúmeras estratégias de avaliação elas não são efetivamente aplicadas para realizar uma seleção baseada na comparação das características dos produtos de software avaliados. Sendo assim, apresentamos uma nova metodologia para avaliação de software educativo que permite a seleção de software com características funcionais semelhantes, utilizando métricas definidas pelo próprio avaliador e baseada na Teoria dos Campos Conceituais com a utilização e formalização da técnica de Pontos de Casos de Uso. Essa metodologia dará suporte a avaliação comparativa de SE, de forma a considerar de maneira simultânea tanto aspectos relativos a funcionalidade do produto quanto aspectos pedagógicos/cognitivos. Para isso, procuramos quantificar as avaliações, através da utilização do ajuste de métricas previamente estabelecidas, juntamente com a aplicação da técnica de Pontos de Casos de Uso, no intuito de conseguir gerar uma pontuação para cada software, permitindo assim a realização de uma seleção mais refinada de um SE, dando condições ao avaliador de escolher, de forma segura, o software que mais se adeque às suas necessidades. Além disso, no intuito de facilitar o processo de utilização dessa metodologia, propomos ainda uma ferramenta que irá automatizar todo o processo de avaliação, tornando a utilização desta metodologia acessível a qualquer usuário.
Abstract: Nowadays, because of the intense development of educational software (ES), the task of selecting these tools by professors for their use in the classroom has become harder. We argue in this paper that, even with the large number of evaluation strategies available, they are not effectively applied in the selection based on the comparison of the characteristics of such tools. Therefore, we present a new methodology for the evaluation of educational software that allows the selection of software with similar functional characteristics, using metrics defined by the evaluator himself/herself and based on the Conceptual Fields Theory with the use and formalization of the Use Case Points technique. This methodology will enable the comparative evaluation of ES, by taking into consideration simultaneously both aspects related to the product functioning as well as cognitive/pedagogical aspects. In order to achieve that, we quantify the evaluation through the adjustment of previously chosen metrics, along with the application of the Use Case Points technique in the generation of a score for each piece of software, in such a way to allow a more refined evaluation of a ES, providing to the evaluator the necessary set of conditions required for choosing the piece of software that is more adequate to his/her needs. In addition, in order to facilitate the use of the methodology, we propose a tool that will make the whole evaluation process automatic, making the application of our methodology accessible for everyone.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18500
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_mfcsouza.pdf442,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.