Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18487
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Extração por orifícios naturais (NOSE) no tratamento cirúrgico minimamente invasivo de endometriose intestinal : relato de caso
Autor(es): Freire, Letícia Matoso
Magalhães, Thaís Fontes de
Almeida, Flora Cruz de
Augusto, Kathiane Lustosa
Marinho, Manuela Cavalcante Portela
Bezerra, Carla Camila Rocha
Regadas, Sthela Maria Murad
Rodrigues, Lusmar Veras
Bezerra, Leonardo Robson Pinheiro Sobreira
Palavras-chave: Cirurgia Endoscópica por Orifício Natural;Laparoscopia;Endometriose
Data do documento: Jan-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: FREIRE, L. M. et al. Extração por orifícios naturais (NOSE) no tratamento cirúrgico minimamente invasivo de endometriose intestinal : relato de caso. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 56, n. 1, p. 49-51, jan./jun. 2016.
Resumo: A endometriose profunda é uma condição crônica que afeta mulheres jovens, muitas vezes resultando em dor e infertilidade. Quando há acometimento intestinal, o tratamento cirúrgico pode evoluir para a ressecção do segmento intestinal acometido, devido à extensão circunferencial e à profundidade da lesão. A cirurgia minimamente invasiva é uma alternativa adequada e apresenta menor tempo de hospitalização, menor índice de complicações e menos dor no pós-operatório. Buscando a manutenção do tamanho original das incisões cirúrgicas externas e a retirada do espécime cirúrgico, a técnica de extração de espécimes por orifícios naturais (NOSE - natural orifice specimen extraction) foi desenvolvida. Apesar de seus benefícios, tal técnica ainda é pouco utilizada para o tratamento da endometriose com acometimento intestinal. O objetivo deste relato de caso é demonstrar a viabilidade técnica da extração via vaginal de segmento de retossigmoide acometido com endometriose intestinal e discutir suas implicações e limitações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18487
ISSN: 2447-6595 On line
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lmfreire.pdf629,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.