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dc.contributor.authorSerafim, Lucas Almeida-
dc.contributor.authorRequena, Ivan Bim-
dc.contributor.authorSilva, Adriana Nóbrega da-
dc.contributor.authorSilva, Elieny do Nascimento-
dc.contributor.authorBrito, Carla Façanha de-
dc.contributor.authorCysne, Maria do Rosário de Fátima Portela-
dc.date.accessioned2016-07-15T13:56:00Z-
dc.date.available2016-07-15T13:56:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Elieny do Nascimento; BRITO, Carla Façanha de; CYSNE, Maria do Rosário de Fátima Portela. Marketing em Bibliotecas Universitárias: uma revisão da literatura. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 1-15.pt_BR
dc.identifier.issn23596058-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18380-
dc.description.abstractIt discusses the application of marketing in libraries of institutions of higher education. Through a literature review, it analyzes the university throughout history, trying to understand the role of academic libraries in contemporary society. Through improvement of their information practices, academic libraries take advantage of increasingly interdisciplinary knowledge, including marketing. From the concept of marketing services, this study seeks to draw possibilities of application of librarianship technics, both in strategic and operational level, e. g., illustrating adaptations of Customer Relationship Management (CRM) and marketing mix. It notes that, although the literature shows interdisciplinary relations between the Information Science and marketing, a short-sighted marketing still prevails among many of the managers of university libraries, creating the false idea of the impossibility of application of marketing in institutions which work with intangible elements (such as information) and not intended for profit. It concludes that along with the CI, marketing acquires strong social relevance, helping professionals who deal with information to understand and meet the real information needs of their communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing em bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectMarketing no terceiro setor.pt_BR
dc.subjectLibrary marketingpt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectNon-profit sector marketingpt_BR
dc.titleMarketing em Bibliotecas Universitárias: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiscute a aplicação do marketing em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior. A partir da revisão bibliográfica, analisa a universidade ao longo da história, para compreender a atuação das bibliotecas acadêmicas na sociedade contemporânea. Pela melhoraria das suas práticas informacionais, as bibliotecas acadêmicas aproveitam-se cada vez mais de conhecimentos interdisciplinares, dentre eles o marketing. Sob o conceito de marketing de serviços, procura-se traçar possibilidades de aplicação das técnicas bibliotecárias, em nível estratégico e operacional, exemplificando adaptações do Customer Relationship Management (CRM) e o composto de marketing. Constata que, embora haja a possibilidade de entendimento entre a Ciência da Informação (CI) e marketing, prevalece uma visão míope de marketing entre grande parte dos gestores de bibliotecas universitárias, como a falsa idéia da impossibilidade de aplicação do marketing em instituições que trabalham com bens intangíveis e que não visam o lucro. Conclui que junto à CI, o marketing adquire forte relevância social, auxiliando profissionais que lidam com a informação compreender e atender as reais necessidades de informação de suas comunidades.pt_BR
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