Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18379
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Eliene Gomes Vieira-
dc.contributor.authorCysne, Maria do Rosário de Fátima Portela-
dc.contributor.authorSilva, Adriana Nóbrega da-
dc.contributor.authorSerafim, Lucas Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Elieny do Nascimento-
dc.contributor.authorBandeira, Angela Patrício-
dc.date.accessioned2016-07-15T13:54:15Z-
dc.date.available2016-07-15T13:54:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eliene Gomes Vieira; CYSNE, Maria do Rosário de Fátima Portela; SILVA, Adriana Nóbrega da; SERAFIM, Lucas Almeida; SILVA, Elieny do Nascimento; BANDEIRA, Angela Patrício. O balanced scorecard como ferramenta metodológica para diagnóstico de gestão estratégica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 1-15.pt_BR
dc.identifier.isbn9788566106008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18379-
dc.description.abstractMethodology for using the Balanced Scorecard strategic management as a method proposed by Kaplan and Norton (1997) was adapted for university libraries. An interdisciplinary research group (UNILAB / UFC / UFCA) developed The BSC methodology to be used by university library to analyze its strategic management To apply this method the university library has to following nine steps: set the selected organizational unit, to establish or define the vision and mission of the organization; swot to analyze and determine overall strategies, defining perspectives, selecting strategic objectives, indicators and targets for each objective and suggest strategic actions, and develop the strategic map. It is concluded that the proposed method showed possibilities for effective university library and serves as an inspiration and north to the deepening of certain strategies as essential for the consolidation and growth of academic institutions, and encourages continuous pursuit of learning and excellence to fulfill the social mission of the university library.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalanced scored card (BSC) em biblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectBalanced scored card (BSC) em gestão estratégicapt_BR
dc.subjectBalanced scored card (BSC) in university librarypt_BR
dc.subjectBalanced scored card (BSC) strategic managementpt_BR
dc.titleO balanced scorecard como ferramenta metodológica para diagnóstico de gestão estratégicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMetodologia para o uso do Balanced Scorecard (BSC) como método de gestão estratégica proposta por Kaplan e Norton (1997), adaptado para bibliotecas universitárias. A metodologia usada na elaboração Balanced Scorecard para biblioteca universitária foi desenvolvida por um grupo de pesquisa interdisciplinar (UNILAB/UFC/UFCA) propõe o desenvolvimento de nove etapas: definir a unidade organizacional selecionada; estabelecer ou definir a visão e a missão da organização; proceder à análise swot; determinar estratégias globais; definir perspectivas; selecionar objetivos estratégicos; definir indicadores e metas para cada objetivo; sugerir ações estratégicas, e elaborar o mapa estratégico. Conclui-se que o método proposto apontou possibilidades eficazes para a biblioteca universitária à medida que serve de inspiração e norte para o aprofundamento das estratégias determinadas como essenciais para a consolidação e o crescimento das instituições acadêmicas, bem como incentiva a busca contínua de aprendizagem e de excelência para o cumprimento social da missão da biblioteca universitária.pt_BR
Aparece en las colecciones: DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_egvnascimento.pdf182,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.