Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Rossana Maria de Castro-
dc.contributor.authorMateus, Bruno Góis-
dc.date.accessioned2016-07-14T15:18:09Z-
dc.date.available2016-07-14T15:18:09Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMATEUS, Bruno Góis. Análise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veiculares. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18325-
dc.description.abstractAdvances in mobile computing and wireless communications have made possible the development of the Intelligent Transportation System, which contain the vehi- cular networks. There, routing is a challenging task due to the high node mobility, the instability of wireless links and the diversity of scenarios. For this reason, several routing protocols have been designed with the goal of solving one or more speci c problems of each scenario. However, although there are several proposed solutions to the routing problem in vehicular networks, none of them has achieved a satisfac- tory performance in more than one scenario, such as urban and highway. Thus, in this work, we rst analyze with simulations the impact of density, the network load and the mobility pattern in the performance of routing protocols for these networks. Then, we provide new directions for designing e cient vehicular network routing protocols, able to adapt to urban and highway scenarios. To achieve this goal, four existing protocols were evaluated in urban and highway scenarios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectRedes veicularespt_BR
dc.subjectProtocolos de Rroteamentopt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectCenários de redes veicularespt_BR
dc.subjectVehicular networkspt_BR
dc.titleAnálise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veicularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs avanços alcançados na computação móvel e na comunicação sem o levaram ao desenvolvimento do Sistema Inteligente de Transporte, onde se pode destacar as redes veiculares. Nelas, o roteamento é uma tarefa desa adora devido à alta mobi- lidade dos nós, à instabilidade dos enlaces sem- o e a diversidade de cenários. Por essa razão, diversos protocolos de roteamento foram projetados com o objetivo de solucionar um ou mais problemas especí cos de cada cenário. Entretanto, apesar de existirem várias soluções propostas para o problema do roteamento em redes veicu- lares, nenhuma delas alcançou um desempenho satisfatório em mais de um cenário, como urbano e rodovia. Sendo assim, nesta dissertação, analisamos através de si- mulações o impacto da densidade, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de um protocolo de roteamento para fornecer diretrizes para os projetistas de redes veiculares desenvolverem protocolos de roteamento e cientes, capazes de se adaptar aos cenários urbano e de rodovia. Para alcançar esse objetivo, quatro protocolos existentes na literatura foram avaliados nos cenários urbano e de rodovia, dois deles voltados diretamente para redes veiculares e os outro dois tradicionais de redes —d ho™.pt_BR
dc.title.enImpact of density, load, and mobility on the performance of routing protocols in vehicular networkspt_BR
Appears in Collections:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_bgmateus.pdf3,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.