Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Lidia Eugenia | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T11:07:49Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14T11:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Aprendizagem e competência em informação mediadas em ambientes de educação a distância online na área da saúde. In: ENANCIB, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788562454028 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18303 | - |
dc.description.abstract | The article presents the research on learning and skills mediated in virtual learning environments in the Health Areas, in order to obtain further analysis on the communication between students and tutors in online distance learning, focusing on the learning and the acquisition of information literacy. An exploratory study is used in the Postgraduate Certificate on Family Health Course (Curso de Especialização em Saúde da Família – CESF) that is offered in a online distance learning module by the Federal University of Ceara (Universidade Federal do Ceará - UFC) and Universidade Aberta do SUS (UNASUS), in the period of 2010-2012. Its major goal is to investigate the relationship between professors/tutors, the Pedagogical Project (Projeto Pedagógico – PP) of CESF, and the students, in the acquisition of knowledge in the Virtual Learning Environment (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA). It includes a qualitative analysis of AVA on the access and use of online material, student and tutor guides, chats, forums, and mailing lists maintained between students and tutors. This study also aims to emphasize the role of information professionals acting as managers and facilitators in distance education (Educação a Distância - EAD)). It is concluded that EAD significantly improves the access and interaction of users. Online education proposes challenges that go beyond traditional learning, requiring different ways of understanding the roles of the students and tutors, and information professionals, as well as the pedagogical practices developed. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância em saúde | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem e competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Distance education in the health areas | pt_BR |
dc.subject | Learning and information literacy | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e competência em informação mediadas em ambientes de educação a distância online na área da saúde | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresenta a pesquisa realizada sobre aprendizagem e competência mediadas em ambientes virtuais de aprendizagem na área da Saúde. Para aprofundar esta análise acerca da mediação pelo uso da EaD online na Saúde com relação à aprendizagem e a aquisição de competências informacionais, utilizou-se como metodologia o estudo exploratório do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), ofertado na modalidade EaD online, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), nos anos de 2010-2012. Interessou-nos, como objetivo de pesquisa, investigar os processos de mediação que se efetivam nas relações entre a apreensão do conhecimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), levando em consideração: a atuação de professores/tutores, o Projeto Pedagógico (PP) do CESF, os processos de interação entre os indivíduos, a aprendizagem colaborativa e a aquisição de competência em informação. Como abordagem metodológica, fez-se uso da análise qualitativa do AVA mediante o acesso aos conteúdos das disciplinas, os guias de aluno e de tutor, chats, fóruns e listas de discussões desenvolvidas entre aluno/tutor e aluno/aluno. Esta pesquisa também visa salientar o papel do profissional da informação atuando como gestor e mediador em EaD. Conclui-se que a EaD afeta, de modo significativo, o acesso e a forma de aprender e de interagir dos indivíduos que fazem uso dela. A educação online propõe desafios que vão além do ensino tradicional demandando outras formas de conceber o papel do mediador, bem como do aprendiz e das práticas pedagógicas desenvolvidas. | pt_BR |
dc.title.en | Learning and information literacy through online education environments in the healt areas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_lecavalcante.pdf | 91,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.