Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Lidia Eugenia-
dc.date.accessioned2016-07-14T11:07:49Z-
dc.date.available2016-07-14T11:07:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lidia Eugenia. Aprendizagem e competência em informação mediadas em ambientes de educação a distância online na área da saúde. In: ENANCIB, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn9788562454028-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18303-
dc.description.abstractThe article presents the research on learning and skills mediated in virtual learning environments in the Health Areas, in order to obtain further analysis on the communication between students and tutors in online distance learning, focusing on the learning and the acquisition of information literacy. An exploratory study is used in the Postgraduate Certificate on Family Health Course (Curso de Especialização em Saúde da Família – CESF) that is offered in a online distance learning module by the Federal University of Ceara (Universidade Federal do Ceará - UFC) and Universidade Aberta do SUS (UNASUS), in the period of 2010-2012. Its major goal is to investigate the relationship between professors/tutors, the Pedagogical Project (Projeto Pedagógico – PP) of CESF, and the students, in the acquisition of knowledge in the Virtual Learning Environment (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA). It includes a qualitative analysis of AVA on the access and use of online material, student and tutor guides, chats, forums, and mailing lists maintained between students and tutors. This study also aims to emphasize the role of information professionals acting as managers and facilitators in distance education (Educação a Distância - EAD)). It is concluded that EAD significantly improves the access and interaction of users. Online education proposes challenges that go beyond traditional learning, requiring different ways of understanding the roles of the students and tutors, and information professionals, as well as the pedagogical practices developed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruzpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distância em saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem e competência em informaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectDistance education in the health areaspt_BR
dc.subjectLearning and information literacypt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentspt_BR
dc.titleAprendizagem e competência em informação mediadas em ambientes de educação a distância online na área da saúdept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta a pesquisa realizada sobre aprendizagem e competência mediadas em ambientes virtuais de aprendizagem na área da Saúde. Para aprofundar esta análise acerca da mediação pelo uso da EaD online na Saúde com relação à aprendizagem e a aquisição de competências informacionais, utilizou-se como metodologia o estudo exploratório do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), ofertado na modalidade EaD online, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), nos anos de 2010-2012. Interessou-nos, como objetivo de pesquisa, investigar os processos de mediação que se efetivam nas relações entre a apreensão do conhecimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), levando em consideração: a atuação de professores/tutores, o Projeto Pedagógico (PP) do CESF, os processos de interação entre os indivíduos, a aprendizagem colaborativa e a aquisição de competência em informação. Como abordagem metodológica, fez-se uso da análise qualitativa do AVA mediante o acesso aos conteúdos das disciplinas, os guias de aluno e de tutor, chats, fóruns e listas de discussões desenvolvidas entre aluno/tutor e aluno/aluno. Esta pesquisa também visa salientar o papel do profissional da informação atuando como gestor e mediador em EaD. Conclui-se que a EaD afeta, de modo significativo, o acesso e a forma de aprender e de interagir dos indivíduos que fazem uso dela. A educação online propõe desafios que vão além do ensino tradicional demandando outras formas de conceber o papel do mediador, bem como do aprendiz e das práticas pedagógicas desenvolvidas.pt_BR
dc.title.enLearning and information literacy through online education environments in the healt areaspt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_lecavalcante.pdf91,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.