Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Jeannie Fontes-
dc.contributor.authorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.date.accessioned2016-07-08T14:32:29Z-
dc.date.available2016-07-08T14:32:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTeixeira, J. F.; Moura, A. C. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1679-1347-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18222-
dc.descriptionTEIXEIRA, Jeannie Fontes; MOURA, Ana Célia Clementino. Infográfico: a popularidade do gênero e sua abordagem escolar na perspectiva de um livro didático de língua portuguesa. Revista Inventário, Salvador, n. 16, p. 1-18, jan./jul. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe infographic gender has gained both social space and status among readers. It is noticed that the confluence of verbal of verbal and non-verbal (imagetic) modes is one of the reasons for its popularity. We aim todetermine the school age teenagers' interest in this genre and in what contexts they access it; check the didactic and methological guidelines for the treatment of this gender, while multimodal text, proposed by the National Curricular Parameters for Portuguese Language (PCN-LP) and analyze how these guidelines are materialized in a textbook of junior high school, recommended by the National Plan of the Textbook (PNLD) in 2014, related to the reading strategies focusing to promote the Visual Literacy. We conclude that the textbook examined does not include comprehension strategies of visual relationships and its critical analysis (MUFFOLETTO, 2001; CALLOW, 2005; KRESS, VAN LEEUWEN, 1996), suggesting the review of this material, as well as the research and inclusion of reading strategies addressing the dimension of the multimodal texts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Inventáriopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectInfográficopt_BR
dc.titleInfográfico: a popularidade do gênero e sua abordagem escolar na perspectiva de um livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO gênero infográfico tem ganhado status e espaço social entre os leitores. Percebe-se que a confluência das modalidades verbal e não verbal (imagética) é uma das razões para sua popularidade. Nosso intuito neste trabalho é determinar o interesse dos jovens em idade escolar por este gênero e em quais contextos eles o acessam; verificar as orientações didático-metodológicas para o tratamento deste gênero, enquanto texto multimodal, propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e analisar como estas orientações são materializadas em um livro didático do Ensino Fundamental, recomendado pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014, no pertinente às estratégias de leitura utilizadas para favorecer o Letramento Visual. Concluímos que o material didático examinado não abrange estratégias de compreensão das relações visuais e sua análise crítica (MUFFOLETTO, 2001; CALLOW, 2005; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), sugerindo a revisão deste material, além da pesquisa e inclusão de estratégias de leitura que abordem a dimensão multimodal dos textos.pt_BR
dc.title.enInfographic: the popularity of this gender and its school approach in the perspective of a textbook in portuguese languagept_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_jfteixeira.pdf653,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.