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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1813
Tipo: | Dissertação |
Título: | Programa interlaboratorial de agregados e misturas asfálticas da Rede Asfalto N/NE |
Título em inglês: | Interlaboratory program for aggregates and asphalt mixture characterizations within the Brazilian North-Northeast asphalt network |
Autor(es): | Lopes, Manuela de Mesquita |
Orientador: | Soares, Jorge Barbosa |
Coorientador: | Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco |
Palavras-chave: | Transportes;Pavimentos de asfalto |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | LOPES, Manuela de Mesquita. Programa interlaboratorial de agregados e misturas asfálticas da Rede Aasfalto N/NE. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumo: | O trabalho apresenta o programa interlaboratorial de agregados e de misturas asfálticas da Rede Asfalto N/NE, um arranjo de nove instituições brasileiras coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo do trabalho é a implantação de um programa interlaboratorial para caracterização de agregados e dosagem de misturas asfálticas dentro da REDE e a utilização dos resultados como ferramenta para uniformizar os procedimentos dos laboratórios participantes. Foram distribuídas pela UFC amostras de agregados e de ligante asfáltico para realização de ensaios por parte dos laboratórios. Os agregados foram caracterizados com relação à densidade, absorção, índice de forma, abrasão Los Angeles e equivalente de areia. Para a dosagem Marshall, utilizaram-se os resultados obtidos pelos laboratórios na fase do interlaboratorial de agregados. Também foram distribuídas cinco amostras de mistura asfáltica solta para cada laboratório, que ficaram responsáveis pelo reaquecimento, compactação e pesagem das mesmas. Em seguida, estas amostras compactadas foram devolvidas à UFC para nova pesagem, para fins de comparação. Os resultados foram analisados por meio dos métodos estatísticos da Elipse de Confiança, do z-score e dos testes de Dixon e de Cochran. Observou-se que o teor ótimo de ligante determinado a partir da metodologia Marshall oscilou entre 4,5% e 8,0%, para uma mesma mistura testada em diferentes laboratórios. Os erros mais freqüentes detectados nos diversos ensaios estão relacionados aos cálculos, à descalibração da balança e/ou à falta de entendimento das normas técnicas. Também é apresentada uma verificação da distribuição Normal para os ensaios de: densidade aparente, densidade real e absorção do agregado graúdo, densidade aparente e Vv de CP. O programa contribuiu para a realização de ensaios com maior confiabilidade e credibilidade, além de promover uma melhor integração entre os grupos envolvidos. |
Abstract: | This thesis presents the interlaboratory program for aggregates and asphalt mixture characterizations within the Brazilian NORTH-NORTHEAST ASPHALT NETWORK, an arrangement of nine institutions leaded by Universidade Federal do Ceará (UFC). The main focus of this work is to contribute for the laboratories staff professional development and to improve the testing procedures accuracy. Asphalt binder and different aggregates samples were distributed for the nine institutions to perform the aggregates characterization tests and the asphalt mixture design following the Marshall procedure. The aggregates were characterized with respect to: (i) density, (ii) absorption, (iii) shape index, (iv) Los Angeles abrasion, and (v) sand equivalent. For the Marshall design, the results obtained for the aggregates characterization were used. Moreover, five samples of loose asphalt mixture were distributed for each laboratory, where they were reheated, compacted and weighed for air voids content determination. These samples were returned to UFC with the purpose of being reevaluated in terms of its volumetric parameters determination. The results were analyzed using different statistical methods such as: (i) ellipse of confidence, (ii) z-score and (iii) tests of Dixon and Cochran. It was observed that there was a variation between 4.5 to 8.0% in the optimum asphalt binder content determination when the same mixture was designed in different laboratories. The most frequent errors found in the various tests are related to: (i) calculations procedures, (ii) equipment calibration and/or (iii) lack of understanding of the technical standards. The program contributed to improve the tests reliability and credibility, and to promote a greater integration between the involved groups. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1813 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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