Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18119
Tipo: Artigo de Periódico
Título: João do Vale e a formação de um artista popular no Brasil, nos anos de 1950
Autor(es): Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
Palavras-chave: João do Vale;Cultura popular;Cantor;Compositor
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: Lima, M. M. B. (2015)
Resumo: Este artigo deriva de uma pesquisa cujo objetivo principal é a reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor brasileiro João Batista Vale: a compreensão da forma como circulou em espaços distintos, em razão das diferentes inserções de suas músicas no mercado fonográfico. Dentre estes espaços de incursão, dois merecem destaque: aquele pelo qual circularam os autores e intérpretes das canções ditas “sertanejas populares” e, outro, no qual associaram-se os compositores e intérpretes das canções “populares e políticas”. Temos, portanto, dois momentos de constituição da cultura popular musical brasileira que envolvem a trajetória do artista. O primeiro, situado entre os anos de 1950 e 1960, e o segundo entre 1960 e 1970. Para a análise de meu objeto, interessa, aqui, o período inicial de sua carreira, isto é, sua entrada no campo artístico, através de composições musicais apresentadas ao público, ouvinte de rádio e música gravada, por notáveis intérpretes da música popular brasileira na década de 1950, e por meio de sua atuação no cinema. Observo como disjunções, distensões e rupturas constituíram marcas importantes de seu percurso inicial, reorientando sua carreira, suas composições, as classifi cações de sua obra, em um mercado fonográfico então pouco desenvolvido. A estrutura social na qual sua obra originou-se, as relações sociais estabelecidas no período também são partes importantes do seu reconhecimento e consagração, em meados dos anos de 1960, como artista eminentemente popular. Além disso, o esquadrinhamento de sua experiência social e profissional, nos sete primeiros anos de sua carreira, revela mudanças significativas na constituição do campo da música popular brasileira, se comparado ao período seguinte...
Descrição: LIMA, Mariana Mont’Alverne Barreto. João do Vale e a formação de um artista popular no Brasil, nos anos de 1950. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 201-224, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18119
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mmblima.pdf953,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.