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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvangelista Junior, Francisco-
dc.contributor.authorParente Junior, Evandro-
dc.contributor.authorHolanda, Áurea Silva de-
dc.contributor.authorAraújo, Tereza Denyse Pereira de-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2012-02-01T16:11:45Z-
dc.date.available2012-02-01T16:11:45Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationEVANGELISTA JUNIOR, F. et al. Análise Quasi-estática e Dinâmica de Pavimentos Asfálticos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20.; 2006, Brasília-DF. Anais... Brasilia: CPET, 2006. v. 2. p. 1364-1376.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1809-
dc.description.abstractThe present paper discusses the importance of using dynamic analyses to provide a better understanding of the structural response of asphaltic pavements. To this end, the Newmark’s algorithm was implemented for linear elastic and viscoelastic constitutive models in a Finite Element system. Quasi-static and dynamic analyses using different pulse loads where carried out in order to evaluate the differences in the structural responses generally used in mechanistic pavement design: (i) displacement on top of the asphalt surface layer; (ii) tension stress at the bottom of asphalt surface layer and (iii) compression stress on the top of the subgrade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.titleAnálise Quasi-estática e dinâmica de pavimentos asfálticos.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute a importãncia da utilizac˜ao de análises dinâmicas para um melhor entendimento da resposta estrutural de pavimentos asfálticos. Para isto, foi implementado o algortimo de Newmark para materiais de comportamento elástico linear e viscoelástico em um programa computacional baseado no Método dos Elementos Finitos. Análises quasi-estáticas e dinâmicas usando diferentes pulsos de carregamento foram realizadas no intuito de avaliar possa metros utilizados no dimensionamento mecanalticos: (i) deslocamento no topo da camada asfáltica; (ii) tens˜ao de trac¸ ˜ao no fundo da camada asfáltica e (iii) tens˜ao de compress˜ao no topo do subleito.pt_BR
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